Brasil confirma dois casos da deltacron, nova variante do coronavírus

Casos foram identificados no Pará e no Amapá. Variante seria combinação da delta e da ômicron. 

A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Foto: Sérgio Lima /AFP / Getty Imagens. 
Nesta terça-feira (15), o Brasil confirmou dois casos da variante deltacron do coronavírus, sendo um no Pará e outro no Amapá. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A variante seria uma mistura da ômicron e com a delta.

“Essa variante que seria uma junção da omicron com a delta, né? Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará. E nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, disse Queiroga na entrada do Ministério da Saúde.

Segundo o ministro, o governo monitora os casos, mas prede que as autoridades sanitárias acalmem a população.

“É uma variante de importância, que requer o monitoramento. Então as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira”, disse.

Marcelo Queiroga pediu que a população tome a dose de reforço, pois essa seria a melhor medida para impedir a proliferação do vírus. “As medidas são as mesmas, e, se eu tivesse, meu amigo e minha amiga que me ouve, que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. Aplicar a dose de reforço é importante”, pediu.

Um estudo preliminar, feito com três pacientes na França, indica que a nova variante tem a proteína S da ômicron, com o “corpo” do vírus da variante delta. Casos já foram identificados também nos Estados Unidos. Maria van Kerkhove, líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que com a intensa circulação das duas variantes, a combinação era esperada. (*) Yahoo


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário