Dia da Escola: “Estudantes paraibanos penam sem aulas presenciais e déficit de professores”, afirma deputado

Tovar diz que o governo de João Azevêdo não dá prioridade a educação.

O deputado estadual Tovar Correia Lima/PSDB faz duras criticas ao governo João Azevedo, no Dia da Escola. Foto: Divulgação / Ascom. 
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou, nesta terça-feira (15), Dia da Escola, o descaso do Governo do Estado com a educação dos paraibanos. Com as aulas ainda sendo realizadas de forma híbrida e com um déficit de 7,5 mil professores em sala de aula, segundo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado, a falta de gestão na Paraíba prejudica os estudantes e faz aumentar o abismo social e educacional entre os que frequentam colégios particulares. 

“A Paraíba ainda não voltou a ter aulas de forma 100% presencial. Isso é um descaso do Governo do Estado, uma desatenção ou uma falta de interesse. O governo de João Azevêdo não dá prioridade a educação. Se já existe um abismo entre os alunos da escola pública e privada, na Paraíba esse abismo está cada vez maior. É uma geração inteira que está sofrendo com a falta das aulas presenciais. Estudantes paraibanos penam sem aulas presenciais e déficit de professores”, destacou Tovar, acrescentando que sem educação, a Paraíba não cresce, a Paraíba não decola. 

De acordo com Tovar, ofertar oportunidades de desenvolvimento de forma igualitária para pessoas diferentes é um dos papéis fundamentais a serem cumpridos pela educação. “O pior de tudo é que não vemos esse interesse por parte do Governo do Estado. Nossos adolescentes estão sendo prejudicados com o descaso educacional que existe na Paraíba. É preciso mudar essa realidade para que nossos estudantes tenham oportunidade de ter uma educação de qualidade”, disse. 

Leis – Tovar possui leis voltadas para a educação na Paraíba. A Lei 10.858/17, que proíbe a cobrança de taxa de repetência, taxa sobre disciplina eletiva e taxa de prova por parte das instituições particulares de ensino superior no âmbito do Estado da Paraíba. “Essa lei surgiu com o intuito de contribuir para o processo de formação superior do indivíduo. É inadmissível que instituições de ensino superior privadas cobrem taxas quando já se paga altos valores de mensalidade. A educação é precisa ser pensada como algo acessível”, destaca Tovar. 

Outra Lei do tucano estimula que estudantes da rede pública de ensino desenvolvam estratégias de prevenção e combate ao machismo e sobre tipos de violência contra a mulher, dentro da Semana Maria da Penha, instituída pela Lei 11.302/19. “Educação é também preparar os nossos estudantes para questões que envolvem a realidade social do nosso Estado. É preciso trazer à tona o assunto no âmbito das escolas para que possamos formar cidadãos mais conscientes e tolerantes”, declara Tovar. 

Já a Lei 10.833/16, institui a Semana de Orientação Vocacional e Profissional aos alunos de ensino médio das escolas do Estado. Esta lei tem, por finalidade, a execução de realizar palestras e oficinas educativas toda segunda semana do mês de setembro. 

O Dia da Escola – O Dia da Escola comemorado anualmente em 15 de março no Brasil. Esta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola. É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. (*) Com Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário