Escola Antenor Navarro faz aniversário e teto de auditório continua no chão, em Guarabira


A escola estadual Anthenor Navarro, umas das mais antigas de Guarabira encontra-se quase que passando por pleno abandono administrativo por parte dos Governo do Estado. O triste fato ocorreu em todo a primeira gestão e continua na segunda. Além das denúncias de gotejamento nas salas de aula, pinturas vencidas e de vidraças de janelas quebradas – agora os que fazem a escola em Guarabira se deparam com o desabamento do teto do auditório da mesma, que foi ao chão no começo do ano. Para a sorte do alunado, o incidente ocorreu no período de recesso escolar, o que poderia, possivelmente, ter se transformado em tragédia. Apesar de já estarmos em março, mês de aniversário da importante unidade escolar, os destroços no local aonde era chamado de auditório continuam por lá, desde o dia que desabou.

- Fotos: Padrak Guarabira/Plugados - 
O corpo de bombeiros esteve no local e, por sua vez, naquele momento, alertou sobre os riscos que aquele ambiente pode causar as pessoas. Mesmo assim a escola continuou com as matriculas abertas, onde o Governo deveria ter aproveitado esse longo período de recesso escolar e ter dado início a reforma da unidade.

Equipes do Governo, desde o começo do primeiro mandato de Ricardo Coutinho, que vistoriam a escola, porém nada ainda sai do papel. 

Vale lembrar que em abril de 2014, o governador esteve visitando a cidade, com mais uma edição do Orçamento Democrático Estadual, quando entre algumas ordens de serviços assinadas pelo mesmo naquele momento, a construção de um ginásio de esporte no Anthenor Navarro estava na programação, porém só ficou na ordem, a exemplo da assinatura, em novembro do ano anterior, do comprometimento do Estado com o município de Guarabira para colaborar na construção do shopping popular, e repassaria para o município o valor R$ 3.800 milhões, um pacto social que infelizmente não foi cumprido pelo Governo Ricardo I, o que transformou-se em mera polêmica até os dias de hoje.

Ainda tivemos conhecimento que o EJA - Educação Para Jovens e Adultos, que funcionava no Antenor Navarro foi cancelado, que cerca de 22 alunos os quais estudavam na referida escola vão ter que procurar outras unidades e se rematricular ou fazer as suas respectivas transferências.

A escola estadual Anthenor Navarro foi fundada em 9 de março de 1932 e já conta com mais de oito décadas de existência, onde contribuiu para a formação de grandes personalidades guarabirenses, seja político, profissionais liberais ou da área da medicina, etc. De forma que, já deveria ser reformada e preservada a sua estrutura histórica – sabendo-se que o Governo do Estado tem um importante órgão que cuida desse assunto, que é o Iphaep - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário