Dia Mundial: 58% das casas têm cães; saiba os principais cuidados para manter o animal saudável e feliz

26 de agosto - Dia Mundial do Cão. Foto: Ascom/CRMV-PB. 
Os cachorros são os queridinhos dos brasileiros: 58% das casas têm cães, segundo dados do censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021. A pesquisa aponta que o Brasil tem 149,6 milhões de animais de estimação e que é o terceiro país em número de animais domésticos. 

No Dia Mundial do Cão, celebrado neste sábado (26), o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), destaca a importância dos cuidados com os animais, além de manter visitas constantes ao médico-veterinário. 

José Cecílio, presidente do CRMV-PB, destaca que o brasileiro é apaixonado por cachorros e isso fica evidente quando supera a média mundial no número de casas que tem o pet. “No Brasil, 58% dos lares tem um cachorro e mundialmente esse percentual é de 33% dos lares”, disse. 

O veterinário afirma que ter um animal envolve responsabilidade, tempo e dinheiro. Destaca que é preciso manter a vacinação antipulga, anticarrapato e vermifugação em dia, além dos cuidados de higiene como banhos. 

“Os cachorros precisam de um espaço adequado, necessitam da prática de atividade física, além de uma alimentação equilibrada e água fresca”, recomenda o médico veterinário.

Outra rotina indispensável para manter a saúde do pet é fazer visitas periódicas ao veterinário para a realização de checkup. “Quando tiver qualquer mudança de comportamento do animal ou algum sinal físico, o tutor deve procurar imediatamente o médico-veterinário”, destaca José Cecílio. 

Cuidados com os cães 

1. Faça passeios diários e brincadeiras com o seu cachorro;

2. Crie uma rotina de alimentação e mantenha a água sempre fresca;

3. Reserve um tempo para o banho dele;

4. Realize a vacinação anual para cães adultos;

5. Mantenha a vermifugação em dia;

6. Garanta as antipulgas e remédio para carrapato em dia;

7. Realize as vacinações necessárias para os filhotes;

8. Leve o cão ao médico-veterinário regularmente.

(*) Ascom/CRMV-PB

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário