![]() |
| Unidos de Viradouro. Foto: Domingos Peixoto/O Globo. |
A escola de samba Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. A Vermelha e Branca de Niterói garantiu o quarto campeonato de sua história com o enredo Pra cima, Ciça!, que homenageou em vida o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Mestre Ciça, de 69 anos.
Terceira escola a desfilar na segunda-feira (16), a Viradouro apresentou um espetáculo marcado por emoção e surpresas, levando muitos ritmistas às lágrimas durante a passagem pela Marquês de Sapucaí. A agremiação alcançou pontuação máxima nos nove quesitos avaliados e encerrou a apuração com 270 pontos válidos, descartando duas notas 9,9 nos quesitos Fantasias e Samba-enredo.
O vice-campeonato ficou com a Beija-Flor de Nilópolis, com 269,9 pontos. A Unidos de Vila Isabel também somou 269,9, mas terminou em terceiro lugar após perder no critério de desempate, o quesito Harmonia. Completam o grupo que retorna no Sábado das Campeãs o Acadêmicos do Salgueiro (4º), a Imperatriz Leopoldinense (5º) e a Estação Primeira de Mangueira (6º).
O título marca o retorno da Viradouro ao topo apenas dois anos após a conquista anterior, em 2024.
Escola que homenageou Lula, Acadêmicos de Niterói é rebaixada
A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada para a Série Ouro. A escola apresentou o enredo Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não convenceu os jurados e somou 264,6 pontos, a menor nota entre as agremiações.
O desfile retratou a trajetória pessoal e política do presidente, com referências à infância, à migração nordestina e à carreira pública. O ator e humorista Paulo Vieira interpretou Lula na apresentação. O presidente acompanhou o desfile em um camarote da Prefeitura do Rio e chegou a descer à avenida.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, era aguardada no último carro alegórico, mas não participou do desfile, sendo substituída pela cantora Fafá de Belém.
Entre os elementos alegóricos, a escola também apresentou uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, representado em forma de palhaço preso em uma das alegorias. E, ainda retratou a família tradicional – formada por um casal heterossexual e filhos – em uma lata de conserva. Nas latas de conserva apareciam representações de evangélicos, militares e mulheres brancas.
A apuração confirmou ainda que a Mocidade Independente de Padre Miguel, penúltima colocada, terminou com 267,4 pontos — três a mais que a Acadêmicos de Niterói.


Postar um comentário