Pesquisa aponta que 72% dos brasileiros tiveram ano ruim e psicóloga dá dicas para iniciar 2021 de forma positiva

Divulgação / Cricicont.
A pandemia do coronavírus chegou ao Brasil e tornou 2020 um ano difícil para a maioria dos brasileiros, conforme aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que revelou que 72% dos entrevistados tiveram um ano ruim. Apesar das circunstâncias desafiadoras, ainda é possível encerrar o ciclo de maneira positiva e iniciar 2021 de forma leve e agradável. 

Psicóloga da rede Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa ressalta que mesmo as angústias do ano que passou podem trazer lições valiosas. “As situações incomuns vividas em 2020 contribuem para que 2021 seja um ano de aprendizado, de reflexão, com novos objetivos”, apontou.

As circunstâncias adversas fizeram com que as pessoas almejassem o fim deste ciclo e aguardassem, de forma otimista, 2021.  O mesmo estudo mostrou que 81% dos brasileiros esperam que 2021 seja melhor. A expectativa só colabora para bons resultados, conforme relata Michelle. “Nutrir bons sentimentos e pensamentos nos provocam sensação de bem estar e melhoram inclusive nosso sistema imunológico”, pontua.

E para começar bem o ano, o segredo vai além dos bons pensamentos. A especialista detalha que desejar coisas boas para as pessoas ao redor e passar a virada do ano de forma prazerosa são algumas maneiras de se despedir de 2020 em grande estilo. 

Ainda desconhecido, o ano novo também pode trazer momentos tristes e inesperados, mas a psicóloga alerta que os ciclos fazem parte da vida e podem sempre ser ressignificados. “Momentos tristes sempre nos cercam, independentemente do ano, mas devemos pensar que sempre há algo que devemos aprender com as situações, e até viver a tristeza, mas lembrando que tudo pode melhorar, tudo é aprendizado e passagem”, finaliza.

Índice negativo todo o mundo – A pesquisa do Instituto Ipsos foi feita em outros países, e mostrou que a média global de insatisfação é 70% em relação a 2020. Na Turquia, a avaliação negativa sobre 2020 foi a pior de todas, chegando a 89%, seguida pela Índia (81%) e Itália (80%).

 Dicas de como iniciar o ano de forma positiva:

- Deseje coisas boas a você mesmo e ao próximo;

- Faça atividades prazerosas;

- Tenha metas que possam ser alcançadas;

- Esteja perto de pessoas que você gosta;


(*) Com Ascom Hapvida

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário