Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão é instituído na PB; autoria é da deputada Camila

AGORA É LEIO Diário Oficial trouxe a sanção da Lei 11.152, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que institui o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba. Atualmente, a média nacional de suicídio é 5,5 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano.

A parlamentar afirmou que depressão é um assunto sério e que pode levar ao suicídio e, por isso, o tema precisa ser debatido constantemente. Ela lembrou que a luta contra o suicídio ganhou um reforço por meio do serviço do Disque 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que passou a contar com a ligação gratuita em todo território nacional.

Na Paraíba, o Dia Estadual será lembrado, anualmente, todo dia 12 de março. A escolha da data faz alusão ao dia do suicídio da advogada e jogadora de vôlei, Ana Helena Costa Lima, que lutava contra depressão.

No Brasil, 5,8% da população sofre com depressão que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros, sendo o país com maior prevalência da doença na América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% de depressivos.

Assessoria
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário