Nasa revela como é a superfície do planeta Marte; confira fotos

Mensalmente, a Nasa recebe fotos da superfície de Marte. Elas são enviadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) desde 2005. Neste mês, no entanto, a nave enviou 1.035 imagens do planeta vermelho que são especialmente interessantes.

De acordo com o site do Smithsonian, as fotos são únicas por duas razões. A primeira é que, a cada 26 meses, Marte está em “oposição” com o Sol, ou seja, ambos estão de lados opostos da Terra. Desse modo, os cientistas conseguem ter uma ligação direta com a sonda, permitindo uma quantidade maior de transferência de dados e imagens.O segundo motivo é que essa oposição de Marte com o Sol ocorre em um momento em que o astro está brilhando na linha do equador do planeta vermelho. Essa posição favorece a câmera da MRO, que recebe uma iluminação perfeita.

As imagens coletadas podem ajudar a mapear locais para futuros pousos de naves no planeta, afirmou Alfred McEwen, diretor do Laboratório de Pesquisa de Imagem Planetária, ao site Popular Science. Ele também ressaltou que o MRO está investigando alguns processos que acontecem na superfície de Marte, como jatos de gelo seco nas regiões polares e novos eventos de impacto.Todas as fotografias coletadas pela sonda podem ser vistas no site High Resolution Imaging Science Experiment da Nasa. Como são mais de mil imagens, nós escolhemos algumas que, além de bonitas, contam um pouco como é formada a superfície de Marte. (Com Exame.com e Imagens da Nasa)








Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário