Foguete brasileiro explode na base de lançamento; segundo caso no país

Uma falha nos propulsores do foguete VS-40M provocou uma violenta explosão na base de lançamento de Alcântara, no Maranhão. O acidente aconteceu durante o momento da ignição, quando o artefato ainda estava na plataforma.

As autoridades brasileiras confirmam o acidente, tratado como falha, mas não citam qualquer explosão, ouvida e fotografada a dezenas de quilômetros da plataforma de Alcântara.

O foguete VS-40M deveria ser lançado na tarde de sexta-feira, com o objetivo de testar o Satélite de Reentrada Atmosférica SARA, uma plataforma inercial simplificada do Sistema de Navegação SISNAV a ser utilizado no Veículo Lançador de Satélites VLS-1, desenvolvida pelo IAE, Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Explosão em 2003
Em agosto de 2003, o programa espacial brasileiro sofreu sua maior derrota, quando uma explosão na base de lançamento de Alcântara destruiu o foguete VLS-1, matando 21 pessoas, entre técnicos, cientistas e operários que trabalhavam no local.

O objetivo era colocar em órbita dois satélites de sensoriamento remoto.

Até hoje não se sabe ao certo as causas do acidente, que segundo a Aeronáutica aconteceu por um “acionamento intempestivo de um dos motores", sem, no entanto dar maiores detalhes. Na ocasião, algumas pessoas levantaram a possibilidade de sabotagem, mas não apresentaram provas. (Com o Apollo11)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário