Guarabira: escola municipal faz homenagem a Edivardo Toscano, patrono da unidade em Gincana



O Centro Educacional Edivardo Toscano realizou nessa terça-feira (17) a Gincana Cultural Interdisciplinar 2015. Três grupos de alunos competiram entre si, sendo os times ‘vermelho’, ‘azul’ e ‘amarelo’. O evento foi organizado pela diretora da unidade escolar, Alessandra Toscano e sua equipe, ocorrido no ginásio de esporte da escola. Dentre os desafios propostos na disputa entre os grupos – destacou-se uma homenagem ao patrono da escola, o agente fiscal guarabirense Edivardo Toscano de Oliveira (falecido em 22 de maio de 1973), pai do atual prefeito de Guarabira, Zenobio Toscano.
O time vermelho apresentou um folheto de cordel mostrando o cotidiano vivido por Edivardo Toscano, e foi lido pelo aluno Mateus do 9º ano; tendo como título “A História do Sr. Edivardo Toscano”, de autoria da professora e cordelista Céu Pontes. O time amarelo trouxe um grande quadro do pai do prefeito, desenhado pelo aluno da equipe, Rafael do 7º ano. Já o time Azul mostrou aos presentes, um poema intitulado ‘Poesia à Edivardo Toscano’ de autoria do aluno Otávio Henrique Pereira da Silva, do 8º ano, além de uma breve biografia do patrono da escola, fonte do livro em preparo ‘Garças Azuis’ da escritora e poetisa Marisa Alverga. 

Importante colaborador para o desenvolvimento de Guarabira, em vários aspectos, em um dos trechos do prototipo da obra Garças Azuis, aponta que, Edivardo Toscano de Oliveira também teve atuação destacada em diversas campanhas políticas na Rainha do Brejo durante as candidaturas de Augusto de Almeida, Osmar de Aquino, Argemiro de Figueiredo e João Agripino. Ainda foi Secretário Geral da Prefeitura de Guarabira, no período de 1951 a 1954, durante a gestão do então prefeito Augusto de Almeida.







Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário