SAD Guarabira celebra 1º ano de prestação de serviços de saúde a população

O Serviço de Assistência Domiciliar – SAD do município de Guarabira realizou, em grande estilo, na última segunda-feira (1º), a celebração do 1º ano de serviços de saúde prestados à população guarabirense. Lançado em maio de 2014 pela atual gestão municipal, através do Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço tem agradado famílias que necessitam de cuidados especiais com parentes acamados. O SAD, que é uma parceria do Programa Melhor Em Casa do Ministério da Saúde com a atual gestão municipal vem assistindo, de forma considerável, pacientes enfermos em domicílios, dando aos mesmos e a seus familiares todo o atendimento e acompanhamento médico necessário.

Atualmente, conforme dados do SAD neste período foram atendidos 198 pacientes de localidades distintas do município, que estão sendo assistidos pelo programa, que é composto por uma equipe multidisciplinar (EMAD), sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta e, uma equipe multiprofissional de apoio (EMAP), que conta com nutricionista, fonoaudiólogo e psicólogo –, os quais visitam semanalmente as residências dos enfermos regularmente.

A solenidade ocorreu no Teatro Geraldo Alverga Cabral, com as presenças de pacientes e de familiares destes atendidos pelo programa e de toda a equipe do SAD, coordenada por Daysi Campos. Também prestigiaram o evento, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, a coordenadora de Atenção Básica Fernanda Macedo, a coordenadora do NASF Aracelli Ferreira, a corrdenadora do CAPS II Lívia Toscano e o presidente do Conselho Municipal de Saúde Djailson Santos; além do secretário das Finanças Cláudio Melo, o qual esteve representando o prefeito Zenóbio Toscano, que não pode estar presente.

Durante o evento, a médica Danielle Melo e a enfermeira Isis Emanuelle apresentaram através de slide importantes informações sobre as atividades do SAD neste período de um ano de serviços. Em seguida foi reproduzido um vídeo com familiares e pacientes, de forma emocionante, dando seus depoimentos acerca do atendimento humanizado realizado pela equipe.

Conforme dados apresentados pelo SAD, em um ano de serviços, o programa realizou no município, 2.762 atendimentos de enfermagem, 666 atendimentos médicos, 492 em fisioterapia, 423 em psicologia, 232 em fonoaudiologia, e 172 atendimentos na área nutricional.

Para ter acesso ao SAD, o paciente deverá estar acamado com enfermidade aguda, seu SUS ser cadastrado no município de Guarabira e, ter cuidador permanente. Para maiores informações a pessoa pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do fone (83) 3271-4813, ou ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou pelo e-mail saude@guarabira.pb.gov.br – nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17 – de segunda a sexta-feira. (Codecom)

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário