NASA desmente rumores da destruição da América por asteroide

Rumores catastrofistas a circular na Internet levaram hoje a agência espacial norte-americana (NASA) a desmentir que um asteróide gigante ameace colidir com a Terra e destruir o continente americano em setembro.

«Não há qualquer base científica, qualquer sombra de prova, que um asteróide ou qualquer outro objeto celeste arrisque entrar em colisão com a Terra nestas datas», declarou um responsável da NASA, Paul Chodas, citado pela agência France Presse (AFP).

Todos os asteróides conhecidos têm menos de 0,01% de probabilidades de entrar em colisão com a Terra (e de se tornarem, portanto, meteoritos) durante os próximos 100 anos, explicam os responsáveis do programa de deteção de cometas e asteroides da agência espacial, numa mensagem publicada hoje.

"Se existisse um objeto grande o suficiente para causar este tipo de destruição em setembro, já teríamos visto alguma coisa", acrescenta Paul Chodas.

A NASA tenta assim desmentir os rumores que circulam 'online', que afirmam que um asteroide vai entrar em colisão com a Terra em setembro, atingindo a superfície perto de Porto Rico, nas Caraíbas.

"A NASA deteta, monitoriza e regista as caraterísticas de todos os asteroides e cometas que passam a 48 milhões de quilómetros da Terra, graças a telescópios terrestres e espaciais", precisa a mensagem.

Lembrando os numerosos precedentes de previsões catastróficas sem base científica prevendo o fim do mundo, como em 2012, a agência relembra que nada, na verdade, aconteceu, "exatamente como a NASA tinha anunciado". (Diário Digital / Lusa)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário