Foto: Reprodução / Youtube.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), respondeu às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o “baixo nível” do Congresso, afirmando que o Parlamento tem sido parceiro do governo em pautas econômicas e estruturais. “Foi esse o Congresso que aprovou quase tudo que o governo enviou. Claro, modificando, mas sempre colaborando com o País”, destacou, em entrevista à GloboNews na quarta-feira (15) e repercutida no site oficial do Senado Federal, por meio da Agência Senado.
Motta reconheceu o cenário de polarização política, mas ressaltou que a Câmara continua votando matérias relevantes, como nas áreas de segurança pública e educação. Ele defendeu ainda equilíbrio na relação entre o Legislativo e o Executivo, cobrando do Planalto maior articulação política com os partidos de centro.
Sobre o orçamento de 2026, o parlamentar alertou para os impactos de atrasos e cortes nas emendas, que afetam diretamente os municípios. Também comentou o caso do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmando que o mandato parlamentar exige presença no país.
Ao tratar dos atos de 8 de janeiro, Motta defendeu a construção conjunta de um projeto entre Câmara e Senado para revisar as penas, diferenciando os mentores do golpe dos manifestantes. “Devemos evitar injustiças e buscar o equilíbrio entre os Poderes”, concluiu.
Postar um comentário