Síndromes gripais e viroses: entenda relação das doenças com condições climáticas

Foto: Ascom Hapvida / Divulgação. 
Seja no calor do verão ou nas chuvas torrenciais do inverno, a influência do clima na saúde humana vai além do que imaginamos e passa por uma série de fatores. Infectologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Fernando Chagas explica que há uma relação entre os ambientes e a transmissão dos microrganismos que causam síndromes respiratórias, viroses e outras doenças que podem ser transmissíveis.

Mas diferente do que muita gente pensa, fazer sol ou chuva não afeta diretamente a saúde, mas as consequências dessas situações climáticas podem levar a um quadro viral. “Há situações climáticas que forçam a mudança de comportamento e acaba que as pessoas se expõem mais ou menos a diferentes microrganismos”, relata o especialista.

Nos momentos de chuva, por exemplo, é comum que as pessoas se aglomerem mais e precisem manter ambientes fechados, como é o caso de quem anda de ônibus, que precisa fechar as janelas para se proteger. “Quando o ar não circula, aumenta o risco da pessoa com um microorganismo passar para outra está próxima”, detalha.

É no período de chuva também que aumentam as poças de água, que favorecem a transmissão de doenças como a leptospirose, e até a proliferação de ovos de mosquito como o Aedes Aegypti, que transmite as arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Já no verão, as altas temperaturas dificultam o armazenamento correto dos alimentos, o que facilita a proliferação de alguns enterovírus e bactérias que podem causar infecções intestinais, que costumam ser mais comuns nessa época do ano. Fernando Chagas orienta pelo maior cuidado com a higienização das mãos e dos alimentos nesse período.

“O grande segredo é a lavagem das mãos. É importante ter cuidado com o que consome, principalmente quando for fora de casa; ficar de olho nos ambulantes, notar se ele manipula dinheiro e pega os alimentos sem cuidado”, orienta.

Uso de máscara - O infectologista ainda aconselha pelo uso de máscaras caso apresente sintomas gripais. O equipamento de proteção individual é eficiente para evitar a transmissão de doenças, pois diminui a exposição e reduz as chances de contaminação. (*) Ascom Hapvida

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário