Guarabira: após retotalização de votos, Lula das Molas é eleito e diplomado vereador pela 6ª vez

Posse na Câmara será realizada no próximo dia 23/2. LM assume vaga deixada por Rosane Emídio que teve diploma cassado pela Justiça Eleitoral por fraude à cota de gênero. 

Lula exibe diploma de vereador, ladeado do genro Jorge Eduardo e do filho Luize Lamarte. Foto: Luana Lafaiet / Reprodução. 
A Justiça Eleitoral da 10ª Zona, com sede em Guarabira, realizou na manhã desta quarta-feira, 15/2, o reprocessamento da totalização dos votos para vereador do município referente as eleições de 2020. O ato aconteceu devido a cassação do diploma da vereadora Rosane Emídio, do PROS, e anulação dos votos de todo o partido. Após a recontagem o favorecido foi o primeiro suplente do PSD, Luiz Martins de Lima (Lula das Molas), que conseguiu ser eleito por média, já que a vereadora Isaura Barbosa, do mesmo partido, teve reafirmada a sua eleição pelo quociente partidário. Mauro Protético, representante do bairro Rosário, ficou na primeira suplência da legenda.

Após ser considerado eleito e diplomado pela Justiça Eleitoral, Lula das Molas, agora, vai aguardar se empossado pela Câmara, ato que ocorrerá no próximo dia 23/2.

Com o retorno de Lula à CMG, ele vai cumprir o seu 6º mandato consecutivo como parlamentar guarabirense. Além disso, mexe com cenário atual das bancadas da Casa, que passa a bancada aliada ao prefeito Marcus Diogo  (PSDB) ter 8 vereadores e a oposição, 7.  

Breve Biografia - Luiz Martins de Lima, também conhecido como ‘Lula das Molas’ – é natural da cidade de Guarabira, Estado da Paraíba. Nascido em 23 de agosto de 1954; casado com Irenita Ferreira de Lima e pai de quatro filhos.

Luiz Martins é mecânico de profissão, de onde se originou o pseudônimo Lula Das Molas. E sempre foi um grande ativista social, na luta em favor das causas dos menos favorecidos.

Lula foi, por duas vezes, presidente da Associação de Moradores do bairro de Santa Terezinha em Guarabira (lugar em que reside até hoje); onde desenvolveu grandes trabalhos à frente da referida entidade, de onde se despertou o interesse de moradores, amigos e simpatizantes de o mesmo candidatar-se a vereador. E assim o fez.

  • Em 1996, tentou a vereança pela primeira vez. Não obtendo êxito, porém ficando na primeira suplência (pelo PSDB);
  • Em 2000, foi eleito vereador pela primeira vez, através do PST;
  • Em 2004, já filiado ao Partido Verde –, Lula das Molas, pela vontade popular, consegue a sua recondução à câmara municipal de Guarabira. Sendo o primeiro representante da história do PV a assumir uma cadeira na Casa Osório de Aquino;
  • Em 2008, o Partido Verde continua tendo um vereador na câmara municipal de Guarabira, pois Lula consegue o seu terceiro mandato consecutivo na “Casa de todos os guarabirenses”.
  • Em 2012, Guarabira reconhece que Lula das Molas merece continuar em defesa dos que mais precisam, e o reconduz pela quarta vez consecutiva à Câmara de Vereadores. 
  • Em 2016, Lula é eleito pela quinta vez consecutiva, porém licenciou-se do cargo, por ter aceitado o convite do então prefeito Zenóbio Toscano (in memoriam) para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, retornando a vereança em 2020.
  • E, por fim, 2023, quando Lula das Molas se elege vereador de Guarabira pela 6ª vez consecutiva, após a Justiça Eleitoral recontar, no dia 15/02/23, os votos referentes as eleições 2020, devido a cassação do diploma da vereadora Rosane Emidio (Pros). No pleito de 2020, Lula ficou na 1ª suplência do seu partido e do resultado geral da disputa eleitoral.

Como vereador, Luiz Martins de Lima é autor de diversos requerimentos e projetos de leis, os quais beneficiaram a população guarabirense. A exemplo do pleito de arborização do leito do Rio Guarabira - veia hídrica que corta a cidade ‘Rainha do Brejo paraibano’; foi de sua autoria o Requerimento que sensibilizou a ex-prefeita Léa Toscano a construir a barragem do sítio Torrões, na zona rural de Guarabira, o que beneficiou mais de 300 famílias daquela localidade. É autor da discussão que pediu a Cagepa (Cia de Água e Esgotos da Paraíba), o não lançamento de dejetos (esgotos) dentro do Rio Guarabira. Também requereu do Poder executivo a reforma do CAIC. Dentre outros.

Como reconhecimento, Lula foi com exclusividade durante três períodos legislativos consecutivos pelo comitê de imprensa da Câmara Municipal de Guarabira - como o vereador de melhor atuação daquele parlamento mirim.

Atualmente, Lula das Molas, comandava a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, sendo convidado para voltar ao cargo municipal ligado a agricultura, pelo prefeito Marcus Diôgo..


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário