Na PB: Deputado lamenta planos do Governo Lula em acabar com escolas cívico-militares: “A sociedade não vai permitir”

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos). Foto: Ascom. 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Checon em todos os estados e no Distrito Federal revelou que 85% dos entrevistados gostariam de matricular seus filhos em escolas cívico-militares implantadas por todo o Brasil. O levantamento aponta ainda que a média da avaliação geral das escolas cívico-militares é de 8,3, numa escala de zero a 10. O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) lamentou a possível revogação do decreto que criou o programa nacional das escolas cívico-militares pelo governo do presidente Lula, a partir de 2023. Para ele, é importante que o novo Governo reforce o programa que garante uma melhor educação e disciplina aos alunos. 

Jutay disse que acompanhou a entrevista nesta segunda-feira (12) da senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE), que integra o grupo de trabalho da Educação, dizendo que uma das propostas é rever o decreto que cria as escolas militares, ou seja, o plano é por um fim nessas unidades. “A sociedade não vai permitir esse retrocesso. Temos que ter a liberdade de colocar nossos filhos no tipo de instituição de ensino que acharmos mais adequada”, afirmou. 

Segundo o parlamentar, essas escolas garantem um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis. “Esse modelo de educação se constitui em mais uma alternativa para os pais que desejarem colocar os seus filhos em uma escola cívico-militar que garante um melhor ensino e disciplina. Por isso, somos contra a revogação desse decreto pelo Governo Lula”, destacou Jutay. 

O programa nacional das escolas cívico-militares adotado na gestão do presidente Jair Bolsonaro alcançou 127 escolas em todo o país, entre 2019 e 2021, e outras 75 começaram o processo de adesão ao método cívico-militar neste ano. Cerca de 100 mil estudantes são atendidos pelo modelo. 

De acordo com o decreto que instituiu o programa, o objetivo é garantir uma “gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, baseada nos padrões de ensino adotados pelos colégios militares do Comando do Exército, das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares”. 

Mais dados - A pesquisa ainda analisou aspectos como segurança (nota 8,1), ensino (nota 7,8), disciplina dos alunos (nota 8,1), respeito ao professor (nota 8,3), preparo dos alunos para a vida (nota 8,1) e atenção e valores humanos e cívicos (nota 8,0). Foram entrevistadas 2.062 pessoas entre os dias 8 e 15 de agosto de 2019. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário