Adenovírus: surtos e casos - entenda infecção que atinge sistema respiratório e intestinal

O infectologista Fernanda Chagas explica que o surto de casos acontece com aumento
da temperatura e diminuição da umidade do ar. Foto: Ascom. 
João Pessoa registrou um aumento de 29,2% nos casos de crianças com gripe e outras síndromes respiratórias entre setembro e outubro, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Parte das ocorrências surge devido à infecção pelo adenovírus, doença que atinge o sistema respiratório e intestinal e é mais comum no verão.

O infectologista do Sistema Hapvida NotreDame Intermédica, Fernando Chagas, explica que o surto de casos acontece devido ao aumento de temperatura e diminuição da umidade do ar, o que facilita a transmissão do vírus. Apesar de geralmente causar mais diarreia e casos de gastroenterite, a infecção também atinge o sistema respiratório, e é quando costuma ser mais persistente. 

“As febres duram de três a cinco dias, e costumam ser acompanhadas de sintomas como coriza, irritação na garganta e conjuntivite. A tosse pode chegar até 20 dias”, detalha.

De acordo com o médico, o tratamento consiste em tratar os sinais e sintomas, além do acompanhamento de perto, uma vez que podem surgir infecções secundárias causadas por bactérias. Uma inflamação no ouvido causada pelo vírus, por exemplo, pode causar uma infecção bacteriana do ouvido. “Uma inflamação na garganta também pode originar uma infecção bacteriana na garganta; há casos também de sinusite bacteriana e até pneumonia bacteriana, que são situações mais graves e não tão comuns”, relata Fernando Chagas. 

Para evitar a transmissão, o especialista do Hapvida NotreDame Intermédica orienta que o infectado deve evitar sair de casa, principalmente para locais aglomerados e, caso precise ir até algum lugar, utilize máscara. Ele também ressalta a importância de lavar as mãos sempre que chegar em casa, antes e depois de ir ao banheiro. No caso das crianças e idosos, a família deve ter um cuidado ainda maior para evitar o agravamento dos sintomas. (*) Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário