Ciro bate boca com dono da Riachuelo em evento: 'se desintoxica, Flávio'

Foto: O Globo / Reprodução. 
O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, participou de um evento com empresários do setor do varejo, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (22), e teve um desentendimento com o proprietário da rede Riachuelo, Flávio Rocha, sobre o papel do Estado no país.

O atrito começou quando, na sessão de perguntas, Flávio associou o crescimento do Estado com o baixo desenvolvimento econômico. O empresário também reclamou da proposta de taxação de grandes fortunas, defendida pelo candidato para financiar o projeto de renda mínima de R$ 1 mil, além de falar sobre a abertura do país ao livre mercado.

Ciro rebateu o empresário: “Por favor, Flávio, se desintoxica”, afirmando que pretende “desenhar” um Estado capaz de promover o que o setor privado não faz.

“O que eu quero desenhar é um Estado objetivamente encarregado de promover as tarefas às quais o setor privado não é capaz de fazer. Se não, me responda: Qual foi a nação que lançou sua infraestrutura sem o Estado? Qual foi a nação que atingiu maturidade tecnológica sem a presença pioneira do Estado?”, questionou o candidato.

Flávio citou os EUA como país com presença mínima do governo e foi interrompido por Ciro que lembrou a ele sobre diversos produtos desenvolvidos por estatais no país.

“Você não ouviu o que eu falei? Isso aqui se chama celular, quem criou foi o DARPA, uma agência estatal americana. Quem criou a internet que estamos usando aqui foi o exército americano”, disse o candidato.

“Tudo isso está muito bem difundido para a iniciativa privada, mas nenhum domínio foi, nem na química, nem na biologia, nem na farmácia, nem na eletrônica, nenhum domínio foi feito pela iniciativa privada. Porque é muito caro, Flávio. A pesquisa básica é inviável de ser remunerada pelo capitalismo”, continuou.

Ciro menciou ainda grandes estruturas financiadas pelo governo dos EUA, como a malha rodoviária. Neste momento, foi interrompido pelo empresário que falou sobre a vacina da Covid-19 feita pela Pfizer. Foi quando Ciro respondeu com maior firmeza e pediu que os dois raciocinassem juntos.

“Para com isso. Tudo é o Estado. Você não sabe que a pesquisa da Covid-19 foi paga pelo estado americano? Meu amigo, desintoxica. Vamos raciocinar juntos. Você acabou de citar a vacina. A vacina foi feita com inversão poderosa do tesouro americano”, rebateu Ciro, que provocou o empresário a apresentar propostas de diminuição do Estado.

O evento foi promovido pelo Instituto Desenvolvimento do Varejo (IDV), na cidade de São Paulo. Além do empresário do grupo Riachuelo, também estiveram presentes do evento lideranças do setor como Luiza Trajano, do Magazine Luiza e Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo.

Após o fim do evento, Ciro disse a jornalistas que é amigo de Flávio há 40 anos e que a discordância no debate não causa qualquer dano à relação deles.

“É uma amizade que já tem uns 40 anos. Vivemos discutindo ideologia, mas nada pessoal. Cada dia que passa somos mais amigos”, afirmou o presidenciável.

Flávio Rocha apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2018, mas depois se decepcionou com a condução do atual governante na economia. Ainda naquele pleito, teve um outro desentendimento com Ciro e afirmou que o candidato propagava a “ideologia do bolivarismo socialista”. (*) Yahoo

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário