Brasil ocupa destaque no ranking mundial do sedentarismo mas médica aponta atitudes para mudança no estilo de vida

A nutróloga e médica do esporte, Clarissa Rios. Foto: Ascom. 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), corrobora com essas estatísticas ao revelar que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, ou seja, praticam menos de 150 minutos de atividades físicas por semana. Entre os jovens o número é ainda mais alarmante, chegando à 84%.

Para a nutróloga e médica do esporte, Clarissa Rios, o corpo humano foi criado para se movimentar e com isso, o movimento possui inúmeros benefícios, como: impulsiona o sangue por todo o metabolismo levando nutrientes e carregando os componentes sem mais utilidade para serem excretados, auxilia a limpeza dos brônquios pulmonares e faz com que o pulmão realize com maestria as trocas gasosas.

Clarissa Rios ainda informou que o movimento lubrifica as articulações e melhora a saúde óssea, evitando a osteoporose e reduzindo as dores articulares, estimula a produção de células da imunidade, ficando menos susceptíveis às infecções de bactérias e vírus oportunistas, produz mais neurotransmissores, melhorando a memória e o controle do humor.

“Ser sedentário aumenta muito a chance de desenvolvimento de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, pode elevar os casos de infarto do coração e de AVC. Os sedentários também apresentam mais alterações emocionais (casos de depressão e outros transtornos), são mais suscetíveis a doenças e, apresentam mais comportamentos de risco como o hábito do álcool e do tabagismo”, revelou Clarissa Rios.

Ela lembrou que as pessoas devem aproveitar o início do ano que marca o desejos de novas atitudes e mudança no estilo de vida, saindo do sedentarismo e adotando uma rotina com mais atividade física que pode ser iniciada com 20 minutos por dia.

“Vale aqui ressaltar que o conceito de atividade física é diferente de exercício físico. A atividade física é considerada qualquer gasto de energia maior do que estar em repouso, como as caminhadas com animais de estimação, subir escadas, limpar a casa ou o pátio, entre outros. Já o exercício físico é aquele esforço realizado periodicamente, planejado por um profissional e destinado a melhora de algum parâmetro fisiológico”, informou Clarissa Rios. (*) Ascom


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário