Vereador abre caixão para checar se idoso foi vítima da covid em MG; veja vídeo

Moradores apoiaram atitude do vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais. 
O vereador William Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, a 290 km de Belo Horizonte, abriu um caixão com a ajuda de um facão, neste domingo (25), com o objetivo de tentar comprovar que o idoso sepultado no local não havia sido vítima da covid-19.

A cena foi gravada em um vídeo e divulgada na internet pelo próprio parlamentar, que questionava o motivo do homem de 92 anos ter tido o corpo lacrado em um plástico, já que a ficha da causa de morte não indicava infecção pelo coronavírus.

A gravação mostra que Faria, primeiro, abre apenas uma tampa da urba. Em seguida, ele pega o facão e abre todo o caixão. Moradores acompanham a ação. Um deles pede para aguardar a chegada da polícia. Outro, no entanto, grita: "ele [o vereador] é autoridade".

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso. O delegado vai investigar se o parlamentar infringiu medida sanitária preventiva. O crime é previsto no artigo 268 do Código Penal, com pena de até um ano de prisão e pagamento de multa.

Ainda de acordo com a corporação, o atestado de óbito do idoso não consta covid-19, uma vez que os exames ainda não teriam sido concluídos. Por isto, segundo a polícia, o sepultamento com o corpo lacrado foi correto.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, informou que "a situação está sendo investigada junto ao Hospital Casu e à funerária responsável". "É importante ressaltar que os protocolos referentes a sepultamento são estabelecidos pelo Estado de Minas Gerais. Uma representante da Vigilância Sanitária está acompanhando o caso. A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamenta a morte e se solidariza com familiares e amigos", completou a administração municipal em nota.

A Câmara Municipal também lamentou o caso e informou que o ocorrido será investigado em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). A reportagem tenta contato com Faria. Pelas redes sociais, ele criticou a decisão da Câmara de instaurar uma CPI para investigar sua postura.


(*) R7
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário