Arte Naif: Cultura de Guarabira divulga relação dos artistas que irão participar do FIAN 2021

O FIAN 2021 faz homenagem ao prefeito Zenóbio Toscano (in memoriam). 
O Festival Internacional de Arte Naif, edição 2021, em Guarabira, será aberto no final de maio com uma ampla exposição envolvendo obras de 19 estados brasileiros e 09 países. Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Cultura e Turismo do município divulgou o resultado dos artistas selecionados no edital que foi lançado no último mês de fevereiro.

As inscrições estiveram abertas durante 40 dias e contaram com a participação de 173 artistas de 19 estados brasileiros, do Distrito Federal e de 11 países – como Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Argentina, Alemanha, Romênia, Cuba, Uruguai, Finlândia e Turquia. Ao todo foram selecionados 111 trabalhos.

Na relação de inscritos, participaram vários artistas já consagrados na cena nacional e mesmo internacional, além de novas expressões da Arte Naif que estão procurando conquista seus espaços. Entre os participantes, 144 se inscreveram com pinturas, 12 com bordados, 10 com xilogravuras, 02 esculturas, 01 mosaicos, 01 diorama, 01 colagem, 01 desenho e 01 com técnica mista. Como previsto no edital, os artistas inscritos com obras em três dimensões foram desclassificados, restando 171 artistas que concorreram a dois prêmios-aquisição, um prêmio de incentivo e um do júri popular.

A curadoria foi formada por 5 personalidades das artes plásticas no Brasil, notadamente da Arte Naif, convidados pela coordenação do Fian em Guarabira. Entre eles, Jacqueline Filkenstein (que inclusive foi homenageada na última edição do Fian), além de Ângela Gomes, Pedro Cruz, Rui Piranda e Adiano Dias, este representando a coordenação local.

A edição 2021 do Festival Internacional de Arte Naif (3º FIAN), que já se tornou uma marca de Guarabira na difusão da Arte Naif no Brasil, este ano vai homenagear o ex-prefeito Zenóbio Toscano, que era um colecionador de obras em Naif e que, na sua gestão, estimulou a realização desse festival nas duas primeiras edições consecutivas.

Abaixo, confira a relação dos artistas selecionados, por suas localidades internacionais ou estados brasileiros, bem como as informações curriculares sobre cada membro da curadoria.

RELAÇÃO ARTISTAS FIAN 2021 - clique aqui

CURADORIA:

Jacqueline Filkstein – Museóloga de formação, foi  diretora do Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN), que fechou as portas no Cosme Velho (RJ), em 2016, e possui um dos maiores acervos do estilo naif no Brasil.

Ângela Maria Vasconcelos Gomes (Ângela Gomes) – Natural de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Pintora naif – espontânea, ingênua com várias exposições e obras em acervos no Espirito Santo e vários estados do Brasil e exterior. Ângela Gomes busca valorizar paisagens regionais de forma simples e bela que expressam a arte e a tradição popular – o povo, seus usos e costumes.

Rui Piranda – Formado em Comunicação Social, já participou de processos de curadorias de exposições no Museu da Imagem do Som de São Paulo. “Há anos me aproximei da arte por acreditar que ela é a mais autêntica e intensa forma de estabelecer contato com o nosso presente e com o nosso futuro. Acredito que o registro artístico em suas mais diferentes formas, nos conecta com o nosso melhor…”, diz ele, acrescentando: “Espero que o 3º FIAN seja para todos o que foi para mim: uma fonte de descobertas e de novos caminhos.”

Pedro Cruz Lima – Publicitário e sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naïf em Paraty, é um dos idealizadores da Mostra Literária Naïf, que já teve duas edições e prepara a abertura do Miman (Minimuseu de arte naïf) em Paraty.

Adriano Dias – Artista plástico, natural da cidade de Guarabira – PB, tem a poética de sua obra voltada para o resgate dos festejos populares, memórias afetivas de sua infância, a religiosidade numa obra de colorido vibrante, tendo participado de diversas exposições no Brasil e no exterior.

(*) Com informações da Secult/PMG


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário