Pandemia: Secretaria de Saúde de Guarabira alerta para os cuidados nas festas de fim de ano

Foto: Reprodução. 
A Secretaria Municipal de Saúde reitera a população guarabirense os cuidados necessários para este fim de ano, em especial, devido a pandemia de COVID-19. A Secretaria lembra que o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde elaborou protocolos que tem por objetivo orientar à população sobre confraternizações, viagens, planejamento de compras e apresenta também outras sugestões de segurança.

Entre eles, estão:

  • Dar preferência aos eventos virtuais e, em caso de realização de eventos presenciais, que sejam em ambientes abertos/ventilados e que seja possível o controle do número de participantes.
  • Pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, ao optarem por participar de eventos de confraternização e festividades, são orientadas a dar preferência a festas familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações e maior exposição aos riscos epidemiológicos.
  • Evitar grandes deslocamentos no período, principalmente com pessoas do grupo de risco, como idosos e crianças.
  • Em caso de viagens internacionais, fazer avaliação de risco detalhada, que considere o contexto do país, epidemiologia, padrões de transmissão locais, medidas sociais e rede de saúde, como orienta a Organização Mundial da Saúde.
  • Para quem vai viajar, o recomendado é adotar quarentena de 14 dias antes do natal.

Sobre as compras de fim de ano, o protocolo do Governo do Estado orienta que a população busque canais virtuais com entregas por delivery. Para as reuniões familiares, o recomendado é que a confraternização seja feita com pessoas/familiares que já há convívio nos últimos meses e deve-se evitar a presença de pessoas que moram distante e com quem não houve contato nos últimos meses.

Para a ceia natalina, o indicado é que ela seja feita em um imóvel amplo, de preferência em casa com espaço ao ar livre ou quintal. Se a confraternização for em apartamento, deve haver muita ventilação. Além disso, é importante lavar as mãos antes e após a refeição, retirar a máscara só na hora de beber e comer, e que o acesso ao local onde será preparada a comida seja limitado a somente uma pessoa. E que só ela, usando máscara, manuseie e sirva a comida para todos.

O Governo do Estado também recomenda a proibição do contato direto ou muito próximo de crianças e adultos com a pessoa que interpreta o Papai Noel. A distribuição de panfletos no eventos, ou de qualquer outro tipo de material, também não é recomendada. O guia também traz dicas, lembretes e orientações quanto ao risco de reinfecção. O documento está disponível no site do Governo da Paraíba. (*) PMG

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário