133 anos: 26 de Novembro, dia da emancipação política de Guarabira

Fundada em 1694 sob o nome de Vila da Independência, Guarabira só foi elevada a cidade em 26 de novembro de 1887; perfazendo hoje exatos 133 anos de emancipação política. 

Foto: Reprodução / Edição Plugados. 
A fundação de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam, mais tarde, origem à Vila da Independência (primeiro nome da cidade de Guarabira), que, em virtude de sua localização e da excelência de seu solo, tornou-se dona de grande prestígio e influência nas cercanias.

Em 1 de novembro de 1755, com um grande e devastador terremoto em Portugal, um senhor, por nome de José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Póvoa de Varzim, na província de Porto, sua terra. Chegando em Guarabira com toda sua família, o senhor Costa Beiriz (como ficou conhecido) construiu uma capela colocando, nela, a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal.

Esta tornou-se a padroeira do município, embora o padre João Milanez já houvesse construído a primeira igreja do município, a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1730. Em 1760, começavam as primeiras orações e novenas à Virgem da Luz. A primeira casa de oração era de taipa, oficializando, nela, o padre Cosme.

Origem do nome - "Guarabira" provém do termo tupi Guiraobira, que designava o chefe da tribo catalogada pelo cartógrafo George Marcgraf, que mapeou as missões franciscanas na Paraíba durante expedições na região realizadas em 1620.

O topônimo, segundo o historiador Vanderley de Brito, pode ser traduzido como "pássaro azul": Guirá ("pássaro") e Obi ("azul ou verde"). A partícula "yra" designaria, conforme o estudioso, o clã ao qual pertencia o chefe. 

Em sentido diverso, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro defende que "Guarabira" procede do tupi antigo gûaraembira, que designava o guaravira, um peixe da família dos gimnotídeos.

Emancipação - Em 1874, deu-se a invasão dos "quebra-quilos", havendo depredações. Pela lei 841, de 26 de novembro de 1887, finalmente foi elevada à categoria de cidade, considerada uma das maiores do estado.

A cidade - Guarabira é um município do estado da Paraíba, no Brasil. É uma das cidades mais populosas do estado. Situa-se a 98 quilômetros da capital estadual João Pessoa; a 100 quilômetros de Campina Grande, mais populosa cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

É chamada de "Rainha do Brejo" pelo fato de ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente, não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mas torna-se uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Assim como a cidade de Sapé, que, próxima a Guarabira, faz parte oficialmente da Mesorregião da Mata Paraibana mas politicamente está inserida no Brejo. Ambas (Microrregião do Brejo e Microrregião de Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.

A Região Metropolitana de Guarabira foi criada pela lei complementar 101, de 12 de julho de 2011, de autoria da então deputada estadual Léa Toscano e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho. Sua população total é de 193 656 habitantes. Para a religião católica, Nossa Senhora da Luz é a padroeira do município. Sua imagem original foi trazida de Portugal em 1755 pelo português Antônio Rodrigues da Costa, natural de Beiriz (Grande Porto) e um dos fundadores do município. (Fonte: Wikipédia)

Saiba mais sobre Guarabira, clicando AQUI

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário