Prefeitos paraibanos discutem pautas municipalistas com deputados federais, em reunião virtual

Foto: Divulgação / Famup. 
Prefeitos dos municípios paraibanos se reuniram, na noite da última segunda-feira (24), com deputados federais da bancada paraibana. O encontro foi organizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e ocorreu de forma remota por meio da plataforma Zoom. Na pauta, estavam a discussão sobre o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de setembro, o Fundeb, o reajuste do magistério e a Reforma Tributária.

No início do encontro, o presidente da Famup, George Coelho, reforçou as pautas que foram passadas para deputados e senadores e agradeceu a disponibilidade dos parlamentares em ouvir os gestores das cidades paraibanas. “A gente tem que discutir isso e esperamos poder contar com o apoio de vocês, pois essas pautas são fundamentais para nós que administramos as cidades paraibanas, principalmente nesse momento de quedas constantes nas arrecadações”, disse. 

Dentro da pauta apresentada pelos gestores dos municípios paraibanos, o deputado Pedro Cunha Lima destacou a questão do Fundeb. “A gente já conseguiu ampliar de 10 para 20% o Fundeb. Mas, a gente pode fazer um trabalho pelo apelo público que a educação possui. Coloco-me a disposição com o olhar descentralizador, que é o que nos une nessa luta. Deixo claro ainda que há a possibilidade de uma complementação do Fundeb em decorrência da pandemia”, comentou Pedro. 

O deputado federal Damião Feliciano destacou a sensibilidade que a bancada possui para o municipalismo. “A bancada federal da Paraíba foi firme na votação do Fundeb, o que foi uma vitória fenomenal, que faz com que tenhamos os olhos sempre voltada para o município, que é quem está na ponta. Essa pauta do 1% é antiga e haverá a necessidade de impulsionar e a indicação para Famup é que a gente investigue o canal necessário para que possamos trabalhar em relação ao segundo turno, que corresponde a esse 1%”, pontuou. 

Já o deputado Wilson Santiago reforçou o trabalho feito pelos parlamentares que compõem a bancada paraibana em Brasília. “O presidente George tem tido um trabalho permamente e o próprio governo federal acha que os municípios não têm a autonomia que possuem, mas nós sabemos que é nos municípios que as coisas acontecem e estar nessa luta é fazer justiça. Dentro da pauta há muito o que se discutir e trabalhar, corrigindo e atendendo os pleitos dos municípios”, frisou. 

O deputado Efraim Filho ressaltou a importância das pautas e destacou o envolvimento da bancada parlamentar em buscar contribuir com o que foi colocado na reunião pelos prefeitos das cidades paraibanas. 

Também participou da reunião o deputado federal Hugo Motta, além de integrantes da Famup.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário