Cientistas fazem teletransporte quântico de informações entre partículas de matéria


Créditos: Universidade de Rochester. 
Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, promoveram a primeira transferência de informações através de teletransporte quântico entre partículas de matéria. Para conseguir isso, eles se aproveitaram das leis do entrelaçamento quântico, que permitiram a transmissão do estado fundamental de um elétron para outro.

Esse tipo de teletransporte quântico já havia sido alcançado anteriormente com o uso de fótons, partículas de luz que não possuem massa. Essa inclusive é uma tecnologia que tem sido explorada pelo seu potencial na área da computação e da tecnologia de comunicações criptografadas.

A transferência instantânea de informações entre elétrons é mais um passo nesse sentido, especialmente para a área da computação quântica. Esse tipo de tecnologia pode ajudar a criar uma ponte entre os computadores tradicionais eletrônicos do presente e aqueles que poderão ser os PCs extremamente poderosos do futuro.

"Nós trazemos prova de 'troca de entrelaçamento', na qual criamos um entrelaçamento entre dois elétrons, apesar das partículas nunca interagirem entre si. Também trazemos evidência de 'teletransporte de portão quântico', uma técnica potencialmente útil para computação quântica, que usa esse teletransporte".

Em seu artigo, os cientistas trouxeram uma maneira bastante simples de explicar como o entrelaçamento funciona. Se você compra um par de sapatos numa loja e acaba esquecendo um deles, saberá a qual pé ele pertence quando chegar em casa. De certo modo, esses sapatos estão entrelaçados.

Caso o vendedor lhe entregue o par exato quando ele voltar, você poderá fazer algumas suposições. Ou ele se lembrou de ter vendido algo para você, ou ele deu sorte na sua escolha – ou ainda havia algo de "estranho" na previsão que ele fez.

E aí é que entra a parte onde a física quântica se afasta da mecânica tradicional que verificamos no nosso dia-a-dia. Se os sapatos fossem partículas quânticas, você teria que tratar os dois lados do par como se fossem o pé esquerdo e o direito ao mesmo tempo – isto é, até você olhar qual o estado quântico dele.
No momento que você fizer isso e ver que você ficou com o pé direito, por exemplo, o vendedor saberá que ele tem o pé esquerdo. Como se a informação tivesse imediatamente se teletransportado por uma longa distância. De grosso modo, é assim que as partículas quânticas se comportam, e como o universo funcional num nível fundamental.

Na computação quântica, isso significa que podemos ter algo mais complexo do que os bits (1 ou 0) que são usados hoje. Chamados de qubits, essas peças de informação podem ocupar ambos os estados (1 e 0) de maneira simultânea. (*) Mundo Conectado, com Hypescience e Science Alert.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário