Novo Normal: Guarabira tem bandeira laranja para retomada gradual das atividades; e fica quase tudo como antes

Parte do comércio da Avenida D. Pedro II em Guarabira. Foto: Divulgação / STTrans. 
Praticamente a cidade de Guarabira continua como antes; com flexibilidade apenas para as atividades essenciais e o comércio não essencial fechado, vendendo por meio de delivey; além dos serviços públicos que seguem, em sua maioria, sem atendimento presencial. Em novo decreto editado pelo governador João Azevêdo no que se refere a abertura gradual das atividades em todo o Estado, a terra de todos os guarabirenses foi classificada com ‘bandeira laranja’, no plano idealizado pelo governo; denominado ‘Novo Normal da Paraíba’. Em razão da pandemia do novo coronavirus.

O prefeito Marcus Diogo se pronunciou e deu maiores detalhes, na manhã desta quarta-feira (17), sobre o assunto. Clique aqui e confira.

De acordo com o Governo do Estado, “nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, poderão funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.”

Ainda, segundo o novo decreto estadual, “será liberado para o funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de (delivery), inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive trhu), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos; e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.”

Em todo o Estado, os municipios foram classificados em quatro cores de bandeiras, sendo Verde, Amarela, Laranja e Vermelha. Podendo se adequar o municipio a outra cor de bandeira no prazo de 15 dias, dependendo da situação epiemiologica da localidade em relação ao corornovarus e das ocupações dos leitos hospitalares de referência para a doença.

Em Guarabira, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipla de Saúde nesta terça-feira (16), o municipio contabiliza 1.306 casos confirmados, com 553 recuperados e 23 óbitos.

Já em nivel estadual, a Secretaria de Estado da Saúde rigistrou, também, ontem (16), 30.128 casos confirmados, com 7.500 recuperados e 671 óbitos. Dos 223 municipios paraibanos, 213 registraram casos confirmados.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário