Autoridades e entidades lamentam morte do prefeito Zenóbio

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. Foto: Reprodução / Facebook. 
Desde o anúncio oficial da morte do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), ocorrido no começo da tarde desse domingo (14), que as homenagens e votos de solidariedade oriundos de autoridades, entidades e pessoas do povo -, tomam conta das redes sociais e da imprensa paraibana.

O governador João Azevêdo – Em nota, o governador João Azevêdo, externou sentimento de pesar pela morte do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, ocorrida neste domingo. João Azevêdo, que também tem formação em engenharia civil, como Zenóbio, apresentou condolências aos familiares e amigos, manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor.

Assembleia Legislativa da Paraíba - ALPB decretou luto e suspendeu atividades por três dias por conta do falecimento do ex-deputado Zenóbio Toscano. “Neste momento de dor para toda a família, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Zenóbio Toscano, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, disse o presidente Adriano Galdino.    

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo – “Lamentamos a morte de Zenóbio Toscano e prestamos homenagem ao que ele representou em sua vida pública, ao seu legado como político e aos serviços que prestou à população não só de Guarabira, mas de toda a Paraíba. O momento é de solidariedade à família e aos amigos, com votos de força e serenidade para enfrentar esta inestimável perda”, ressaltou Cartaxo.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues - Para Romero Rodrigues, ter conhecido e convivido com Zenóbio Toscano foi um permanente aprendizado, em termos humanos, profissionais e de postura como homem público. “Zenóbio dignificou a atividade política, como poucos”, sintetizou Romero, que disse nunca esquecer a forma carinhosa e de zelo sempre demonstrada a ele por Toscano, durante as décadas de convivência na vida pública.

O senador José Maranhão - “Apresento minhas condolências à família do grande político do brejo paraibano, Zenóbio Toscano, pelo seu falecimento. Mais uma vítima do coronavírus. Como essa pandemia tem trazido lutos para nossos corações! Que Deus tenha misericórdia da Paraíba, do Brasil e do mundo”, lamentou o senador.

O senador Veneziano Vital do Rego - “Aos familiares e amigos mais próximos, nosso desejo de que Deus os conforte, neste momento de dor e muita saudade”, disse Veneziano em vídeo.

A senadora Daniella Ribeiro - “Hoje a política da Paraíba perde um de seus grandes nomes. O já saudoso Zenóbio Toscano deixou seu nome na história do nosso Estado. Em Guarabira, sobretudo, será lembrado pelo trabalho e pela forma de fazer política e amigos. Aos familiares de Zenóbio, de forma especial a minha colega Camila Toscano e Léa Toscano, meus mais sinceros sentimentos nesse momento difícil de perda e saudade. ”

O deputado federal Pedro Cunha Lima - "Como dói perder um amigo. Hoje se foi o encontro mais feliz que já pude ter na política. Como disse meu pai, um homem raro. Das amizades mais bonitas que já encontrei pelo Poeta. Uma lealdade tão intensa que, mesmo depois do falecimento do meu avô, tinha sempre algo a dizer do seu companheiro de luta social. (...) Zenobio deixa um legado de gestos e lições. Fica uma saudade que se abraça com a do Poeta, na alegria do encontro que acabaram de ter. Deus acolha em paz quem espalhou tanto o bem. Deus fortaleça a sua família. Sou mais um a aguardar um eterno amor pelo Gato Preto. No privilégio de minha vida ter sido tocada por ele. Sua referência não se vai, em uma imensa gratidão."

O deputado federal Ruy Carneiro - "Tive a oportunidade de dividir, com ele, assento na Assembleia [Legislativa da Paraíba], fomos colegas secretários e tive oportunidade de hospedá-lo algumas vezes em Brasília, sempre buscando resolver problemas de Guarabira e da região. Fico muito triste. A Paraíba perde, sem dúvida, um grande homem, um grande pai, um grande marido. Amigo Zenóbio, que Deus o tenha em bom lugar. Fico feliz de ter compartilhado dos seus conselhos e da sua amizade. Vá com Deus.“

O ex-senador Cássio Cunha Lima – “Mais um domingo triste, muito triste. Zenóbio Toscano é um ser humano raro. Raríssimo. Quem não o conheceu de perto não testemunhou o seu caráter nem desfrutou do senso de humor fino escondido no sorriso tímido” (...) “Amigo de uma vida inteira”, destacou Cássio em um dos trechos de sua nota.

A FAMUP (Federação da Associações dos Municípios da Paraíba) – lamentou a morte de prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano e destacou a sua atuação política. “É com grande pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Zenóbio Toscano. Uma pessoa que fez história na política paraibana, sobretudo, na política municipalista como prefeito de Guarabira por três gestões. Sem sombra de dúvidas é um homem que deixa seu legado”, lamentou o presidente da Famup, George Coelho.

Sebrae Paraíba - "O político [Zenóbio], além de uma marcante trajetória na política do estado, também se destacou pelos incentivos e apoios constantes ao desenvolvimento dos pequenos negócios na Paraíba e ao Sebrae, além de ter participado de importante fórum do Sebrae no Brejo paraibano.", diz trecho de nota de pesar do Sebrae, por meio do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), do superintendente Walter Aguiar, e dos diretores Luiz Alberto Amorim e Neto Franca, além de seus funcionários e colaboradores, os quais se solidarizaram com a família e amigos pelo falecimento do prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual, Zenóbio Toscano.

Câmara Municipal de Guarabira - "Notável político, reconhecido na Paraíba inteira por sua probidade na vida pública, deixa um legado de decência para as próximas gerações. Zenóbio foi um dos grandes benfeitores de Guarabira. A Câmara de Vereadores e a cidade estão de luto pela perda irreparável. À família à nossa solidariedade nesse momento de dor e sofrimento.", destacou o presidente Marcelo Bandeira Ferraz

O PSDB-PB (Partido da Social Democracia Brasileira, na Paraíba) -  lamentou o falecimento do seu secretário-geral, o prefeito Zenóbio Toscano. “Ele estava filiado à legenda tucana desde 2001 e foi um grande colaborador para construção e fortalecimento partidário no Estado. Zenóbio começou sua vida pública como prefeito da cidade de Guarabira, cargo que ocupou por mais duas vezes. Na Assembleia Legislativa da Paraíba foi deputado por cinco mandatos e se destaca pela sua qualidade técnica e firmeza nas ações que defendia. ”

O deputado estadual Raniery Paulino – “Não há como contar a história política de Guarabira sem reservar vários capítulos ao prefeito Zenobio Toscano de Oliveira, sua vida e sua obra. Ele começou sua vida pública no MDB e foi apoiado pelo meu pai para ser seu sucessor na prefeitura de Guarabira, desde então construímos uma longa parceria política até o grande cisma do MDB estadual. Mesmo rompidos sempre mantivemos uma relação respeitosa, especialmente quando cheguei na Assembleia Legislativa. (...). Deixo aqui meu reconhecimento e respeito a vida e a obra de Zenobio. Meu solidário e fraterno abraço a Léa, Camila, Tiago, Daniela, Vanina, demais familiares, amigos e a grande legião de admiradores.
Raniery Paulino e família. ”

O deputado estadual Tovar Correia Lima - “É lamentável a partida do prefeito e amigo Zenóbio Toscano. A Paraíba hoje perde um grande homem público, ético e que foi fundamental para que o Estado se desenvolvesse. Deixo o meu mais profundo pesar e lamento aos familiares, em especial a minha amiga, companheira da Assembleia Legislativa, Camila Toscano”, disse Tovar.

O ex-governador Roberto Paulino - “perdemos um adversário político ético e competente, que muito fez por Guarabira em vida. Somos de gerações próximas e que depois de certo tempo divergimos por crise política estadual no PMDB, mas não posso deixar de reconhecer sua enorme contribuição a Guarabira por sua conduta honesta e capaz. A história política de Zenóbio começa em 82 quando apoiamos ele para prefeito e daí em diante ele conquistou seu patamar. Ele dignificou política”, ressaltou Roberto, ao Portal Wscom.

Diocese de Guarabira - Parceiro de vários projetos sociais e administrativos desta Diocese, Zenóbio Toscano deixa enorme lacuna entre nós. Seus gestos de atenção e respeito para com esta Igreja particular, desde o pastoreio do saudoso e amado Dom Marcelo Pinto Carvalheira até os dias de hoje com Dom Aldemiro Sena dos Santos, ficarão eternizados. Recentemente, em dezembro de 2017, Zenóbio e família, fizeram questão de participar da ordenação episcopal de Dom Aldemiro em Ilhéus (BA), assim como não poupou esforços para recebe-lo em Guarabira em fevereiro de 2018. Uma de suas maiores marcas, ao lado da sua esposa Lea Toscano, foi a idealização e construção do Memorial Frei Damião em Guarabira. Equipamento que foi repassado para os cuidados de nossa Diocese. Crentes que somos na vida eterna, rogamos a Deus que a luz perpétua o ilumine! ” lamentou o bispo diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, por meio da PASCOM.

AGI (Associação Guarabirense de Imprensa) - "Seu desaparecimento [prefeito Zenóbio Toscano] é muito doloroso para Guarabira, mas seu exemplo de amor e dedicação à cidade ficarão gravados em nossos corações. A Associação Guarabirense de Imprensa – em nome de todos os profissionais da mídia – solidariza-se com a família e a comunidade, rogando ao Grande Arquiteto do Universo que mitigue a dor e conforte a todos." afirma nota, assinada pela jornalista Angelita Lucas, presidente da entidade..

OAB (Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção Guarabira) - "Zenóbio foi um político de mais alta admiração de todos os paraibanos. 03 vezes prefeito de Guarabira, 05 vezes deputada estadual, 02 vezes Secretário Estadual de Infraestrutura e Presidente da PBGás. neste momento de dor, a OAB Subseção Guarabira se solidariza com familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências pela irreparável perda", diz nota da Ordem, assinada pelo atual presidente, o advogado José Alberto Evaristo. 
"
4º BPM-PB (Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba) - "Morreu o político, mas, eternizou-se o seu elogiável e admirável legado. Zenóbio Toscano vivenciou o verdadeiro espírito de um homem público plural. Parceiro do 4º BPM, com veemência, maestria e denodo, costumava somar esforços, visando sempre oferecer o melhor para o bem comum da população guarabirense. E é, por estas razões, que os autênticos soldados deste Batalhão de Polícia Militar da Paraíba rendem justas homenagens póstumas a esse indiscutível líder político. Mais que um magnânimo administrador da máquina pública, de um habilidoso político, foi para o 4º BPM um sempre presente e leal amigo-irmão. Que o Leão da Tribo de Judá, o Guarda de Israel, o Salvador, conforte espiritualmente, sendo lenitivo nesse momento de dor e perda irreparável, toda a Família enlutada.", ressaltou a corporação em nota assinada pelo seu comandante, o tenente coronel Gilberto Felipe.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário