Guarabira: Marcus Diogo define comissão que irá elaborar projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos

A comissão será responsável por elaborar um perfil socieconômico das famílias dos coletores de material reciclado. Foto: Chico Neto / Codecom. 
Na tarde dessa segunda-feira (20), o prefeito em exercício Marcus Diogo esteve reunido na Secretaria de Educação com os membros da Comissão da Coleta Seletiva. Essa comissão foi criada para elaborar e executar o projeto que vai implementar a coleta seletiva de Resíduos Sólidos no município de Guarabira. Na oportunidade, a comissão discutiu como será a implementação do projeto da coleta seletiva, em primeiro como sugestão ter início no centro da cidade e em dois bairros que ainda estão em estudos, esses primeiros bairros servirão como projetos piloto e com o tempo se estendendo para os demais bairros da cidade como também a zona rural.

A comissão será responsável por elaborar um perfil socioeconômicos das famílias dos coletores de material reciclado, ofertar assessoria jurídica para criação de uma cooperativa de catadores, além de realizações de cursos sobre à coleta seletiva e de educação ambiental entre outros de acordo com as necessidades dos próprios catadores.

Para a população, a comissão vai realizar palestras, cursos, campanhas educativas e reuniões para dialogar junto com a população a melhor forma de implementar a coleta no município.

Ao mesmo tempo a comissão vai realizar reuniões com o seguimento do comércio e da indústria, com o objetivo de implementar a coleta seletiva nesses setores e capacitar seus funcionários e colaboradores.

A Secretaria de Educação ficará responsável para trabalhar o tema da coleta seletiva nas escolas municipais, além de realizar parcerias com as escolas estaduais, particulares e universidades afim de discutir o tema nessas respectivas instituições.

A Prefeitura de Guarabira através da secretaria de meio ambiente, ficará responsável por adquirir fardamentos, carrinhos padronizados para realização da coleta, além de equipamentos de proteção individual os chamados EPIs para todos os catadores de material reciclado que já foram cadastrados.

Fizeram presentes à reunião:

Prefeito em exercício Marcus Diogo
Alcides Camilo, Thais Mayagela e Raimundo Cavalcante (Dida) – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Gracina Pontes e Genes Duarte – Secretaria Municipal de Educação
Cid Cordeiro e Francisco Neto – CODECOM
Clemilson França – Secretaria Municipal de Planejamento
Joice dos Santos – Secretaria Municipal de Saúde

(*) PMG


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário