Assembleia aprova projeto de Camila que cria programa de leitura dentro de hospitais públicos

MAIS LEITURA, MAIS SAÚDE’ Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 373/2019, de autoria de Camila Toscano (PSDB), que cria a ‘Política Mais Leitura, Mais Saúde’ nos hospitais públicos da Paraíba. A aprovação da matéria, que visa criar espaços para leitura nas unidades hospitalares, se deu durante a sessão desta terça-feira (20) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

De acordo com a parlamentar, a matéria vai garantir mais humanização na permanência de pacientes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde dentro da unidade, por meio da disponibilização de espaços para a acomodação de livros, assim como locais apropriados para a leitura.

“O projeto tem a finalidade de criar ações que estimulam o processo de recuperação dos pacientes, possibilitando o acesso à leitura diante das internações que, a depender do tempo, podem afastá-los dos familiares. Além disso, permite a ampliação dos conhecimentos dos funcionários e dos cuidadores ou acompanhantes dos pacientes”, destacou a parlamentar.

Segundo Camila, a iniciativa visa contribuir e amenizar o estado psicológico conturbado causado pela internação dos pacientes e acompanhantes; estimular a leitura de conteúdos que incentivem o estilo de vida saudáveis, aumentando também a capacidade de compreensão das mensagens e o cumprimento das orientações dos profissionais de saúde.

Conforme a deputada, o suprimento dos espaços dirigidos à leitura nos hospitais públicos estaduais, serão realizadas campanhas para doações de livros e periódicos, por meio dos cidadãos, entidades públicas ou privadas.

Assessoria

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário