Bispo de Araçuaí-MG visita Guarabira e lembra momentos com Dom José Maria Pires

Dom Aldemiro recepcionou o irmão no episcopado, Foto. Pascom
A Diocese de Guarabira recebeu nesta terça-feira (23) a visita do bispo da Diocese de Araçuaí (Minas Gerais), Dom Marcelo Romano. Na oportunidade, ele cumprimentou o bispo Dom Aldemiro Sena afirmando que sempre tinha curiosidade de conhecer o Nordeste, especialmente a Paraíba, em razão da experiência com Dom José Maria Pires (in memoriam) que foi bispo em Araçuaí antes de ser nomeado arcebispo de João Pessoa. “Dom José dizia que era um paraibano nascido em Minas. Ele demonstrava grande amor pela Paraíba e nos estimulava a conhecer este povo. Hoje tenho esta honra”, comentou Dom Marcelo.

O bispo mineiro esteve acompanhado do seminarista Bruno Monteiro, natural de Tacima, estudante de Teologia em Araçuaí. Em seu roteiro de viagem, consta visitas ao Santuário Memorial Frei Damião e ao Santuário Memorial Padre Ibiapina.
Jeremias e Aguiberto mostram o museu do memorial Frei Damião ao bispo de Araçuaí-MG. Foto: Cid Cordeiro. 
No Santuário do Memorial Frei Damião, o religioso foi recepcionado pelo secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarabira, Aguiberto Lira e pelo professor Jeremias Cavalcanti, que relataram ao mesmo, acerca do projeto até a fundação do memorial. 

O bispo visitante contou à Pascom (Pastoral da Comunicação) sobre sua história e atuação na Diocese de Araçuaí, além de detalhes as razões de sua visita.

Histórico
Dom Marcelo Romano fez o curso de filosofia no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e graduou-se em Teologia no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na Diocese de Caratinga. Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1994. Incardinado ao clero da Diocese de Guanhães, foi vigário paroquial na paróquia de São Miguel e Almas em Guanhães, Reitor do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos e administrador diocesano no período em que a diocese ficou vacante.

Ele foi nomeado bispo de Araçuaí no dia 13 de junho de 2012 e ordenado bispo no dia 8 de setembro de 2012 por Dom Emanuel Messias de Oliveira em sua cidade natal. Foram co-ordenantes o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, e o bispo de Guanhães, Dom Jeremias Antônio de Jesus. Dom Romano tomou posse no dia 16 de setembro de 2012 na Catedral de Araçuaí.

@RedaçãoPlugados com Pascom da Diocese de Guarabira 

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário