Eclipse: "Super Lua de sangue” iluminará o céu na noite deste domingo

O fenômeno será visível na América do Sul a partir do início da madrugada de domingo para segunda-feira: tal evento astronômico só acontecerá de novo em 2036. 
Registro da 'Super Lua de Sangue' que aconteceu em 2018
(Foto: Wikimédia Kommons). 
O início deste ano ficará logo marcado por um fenômeno astronômico raro: um eclipse lunar total que ocorre justamente quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra. A super Lua de sangue, como o evento é conhecido, vai acontecer na madrugada do dia 21 de janeiro.

Na América do Sul, a observação será possível de ser realizada a partir das 00h30, com o eclipse máximo ocorrendo por volta de 3:15: sua duração total será de cinco horas. Programe-se bem: a próxima vez que tal fenômeno deve se repetir será só em 2036.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela parte mais profunda da Terra, conhecida como umbra. O satélite é então atingido pela luz do Sol, cujo reflexo se espalha pela atmosfera da Terra com tonalidades vermelhas. Entre os fatores que influenciam o fenômeno é a distância entre o planeta e a Lua.

No caso da super Lua de sangue, o eclipse ocorrerá quando ela estiver no ponto mais próximo da Terra, em uma distância de cerca de 363 mil quilômetros. Dos 87 eclipses lunares totais que vão ocorrer neste século, somente 28 coincidirão com o perigeu. Ela pode ser observada a olho nu e a coloração exata vai depender muito da atmosfera da Terra no momento.

É importante escolher um bom local para acompanhar o fenômeno. Dê preferência à linha do horizonte sem poluição luminosa, e evite ficar em paisagens com muitos prédios e árvores grandes.

A Lua de Sangue pode ser observada a olho nu, sem necessidade de óculos escuros (apenas se você tiver os olhos muito sensíveis). Quem quiser pode usar um equipamento especial, como luneta ou binóculo.

No ano passado, a NASA divulgou um time-lapse de uma super Lua de sangue vista de um laboratório na Califórnia:



Galileu
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário