Alinhamento planetário marcará a primeira madrugada do ano de 2019

O ano de 2018 praticamente acabou e 2019 já está batendo na porta. E enquanto esperamos ansiosamente pelo eclipse lunar total do dia 21 de Janeiro, um alinhamento planetário acontecerá na primeira madrugada do ano, envolvendo a nossa Lua, Vênus, Júpiter e até Mercúrio. Pouco antes do amanhecer na terça-feira, 01/01, os planetas formarão uma configuração interessante no céu.

Na elevação mais alta estará a Lua, com 20% do seu disco iluminado pelo Sol, o que dará ainda um charme para o alinhamento. Logo abaixo vai estar Vênus, o planeta mais quente do sistema solar, com um magnitude suficiente para ficar mais brilhante que qualquer estrela no céu. Júpiter, o maior planeta do nosso sistema, estará abaixo de Vênus com um brilho incrível. Para finalizar, Mercúrio, o primeiro planeta na ordem do sistema solar, também estará visível na elevação mais baixa do alinhamento.

Não se desespere, esse fenômeno não significa nenhum fim do mundo ou catástrofe, apenas uma belíssima configuração para observar no céu. Mas fique ligado, Mercúrio só estará visível para quem tem ótima visada do horizonte na direção Leste, afinal, o planeta não subirá muito no céu comparado aos outros astros. O alinhamento em si já começa às 4h30min (horário de Brasília), com apenas a Lua, Vênus e Júpiter no céu – apenas Mercúrio que nasce um pouco mais tarde às 5h20min.

Além desse evento incrível, 2019 guarda várias chuvas de meteoros, conjunções planetárias e eclipses. 

Mistérios do Espaço

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário