Foto: Agência Câmara de Notícias / Kayo Magalhães.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) o Projeto de Lei 1087/25, do Poder Executivo, que zera o Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A medida, que ainda seguirá para análise do Senado, prevê compensação com cobrança mínima de 10% de IR para contribuintes de alta renda, com ganhos anuais acima de R$ 600 mil.
Segundo o relator, deputado Arthur Lira (PP-AL), a proposta beneficiará 15,5 milhões de brasileiros e impactará cerca de 140 mil pessoas de maior renda. O projeto também amplia deduções e estabelece que o Executivo envie, em até um ano, proposta de atualização periódica da tabela do IR.
A iniciativa foi celebrada por governistas como um avanço na justiça tributária, mas recebeu críticas da oposição, que defende maior redução de impostos e teme efeitos negativos na economia.
Postar um comentário