![]() |
Fotos: José Cruz e Bruno Pares / Agência Brasil. |
Na manhã deste domingo (7), o presidente Lula e a primeira-dama Janja foram recebidos aos gritos de "sem anistia" e "soberania não se negocia" pelo público durante a abertura do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. As informações são da Agência Brasil/EBC.
O casal presidencial chegou no Rolls-Royce tradicional e desfilou pela Esplanada antes de passar em revista às tropas. Na tribuna, foram recebidos pelo ministro da Defesa e pelos comandantes das Forças Armadas.
O evento ocorre em um momento de tensão internacional, com críticas às recentes tarifas impostas pelos EUA, e também em meio ao julgamento no STF do ex-presidente Jair Bolsonaro por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
O tema central do desfile foi a soberania do Brasil, com bonés e decorações destacando a frase "Brasil Soberano". Outros eixos incluíram “Brasil dos Brasileiros”, “Brasil do Futuro” e a preparação para a COP30, que será realizada em Belém em novembro.
A segurança foi reforçada em toda a região, assegurando tanto o desfile quanto o andamento do julgamento no Supremo.
O desfile durou cerca de 2 horas e contou com apresentações militares, da Esquadrilha da Fumaça, estudantes de escolas públicas e forças de segurança do DF.
Estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara Hugo Motta e a maioria dos ministros de governo. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o do Senado, Davi Alcolumbre, não compareceram.
Postar um comentário