Guarabira marca presença de destaque na abertura do 6º Festival Internacional de Arte Naif em Fortaleza


Fortaleza recebeu, nesta quinta-feira (13), a abertura do 6º Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), no espaço cultural da Caixa Econômica Federal. O evento reúne artistas de várias regiões do Brasil e do mundo, tendo seguido para Fortaleza depois da sua abertura oficial em Guarabira.


No momento, representando a prefeita Léa Toscano, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo Clemilson França, o coordenador de Planejamento Cultural e Turístico Percinaldo Toscano e o diretor-geral de Turismo Betinho Alves. Realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarabira e o Ateliê Adriano Dias, com o apoio da Caixa Cultural e do Ministério da Cultura, o FIAN expõe obras de artistas brasileiros e internacionais. Em Fortaleza, a exposição divide o espaço com mais duas exposições: a do fotógrafo Sebastião Salgado e as obras do artista Antônio Poteiro.


Durante a abertura, o secretário Clemilson França destacou o papel de Guarabira no cenário artístico: “Esse festival nasce na nossa cidade, que tem pouco mais de 60 mil habitantes, mas já nasceu grande e internacional. Hoje, é o maior festival de arte naif do Brasil e um dos maiores do mundo. A Prefeitura de Guarabira tem total interesse em que ele cresça ainda mais, levando nossa arte para outros estados e países.”


Já a prefeita Léa Toscano, reforçou o compromisso da gestão com a cultura. “Guarabira tem orgulho de ser berço do FIAN. Acreditamos na força transformadora da arte e no talento dos nossos artistas. Seguiremos apoiando iniciativas que valorizem nossa cultura e projetem o nome da cidade no Brasil e no mundo”, ressaltou.


O artista, curador e diretor do festival, Adriano Dias, ressaltou que o FIAN é um movimento de resistência cultural, que busca o reconhecimento da arte naif no circuito formal das artes. (*) Secom/PMG


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem