Camila defende unidade na construção de políticas públicas para mulheres na 5ª Conferência Estadual


A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) participou, nesta sexta-feira (1º), da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (5ª CEPM-PB), realizada em João Pessoa pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB). O evento reuniu 384 delegadas eleitas em etapas preparatórias regionais para debater o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Camila defendeu, na presença da ministra da Mulher, Márcia Lopes, uma construção coletiva para garantir o fortalecimento de pautas que beneficiem e protejam as mulheres.

 

“Como mulher, cidadã e parlamentar, tenho reafirmado, ao longo de minha trajetória na Assembleia Legislativa da Paraíba, o meu compromisso inegociável com a defesa dos direitos das mulheres. Essa não é uma causa partidária, pessoal ou ideológica. É uma causa de humanidade, de justiça e de dignidade. Por isso, quero reforçar a importância de uma atuação articulada e integrada entre todos os poderes e órgãos do nosso Estado – Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, forças de segurança e sociedade civil. Não podemos mais permitir que políticas públicas voltadas à proteção e ao empoderamento das mulheres avancem de forma isolada ou fragmentada. É preciso unidade”, defendeu Camila.

 

A ministra da Mulher, Márcia Lopes, destacou a importância da presença da deputada Camila Toscano e o apoio dado no Poder Legislativo às pautas em defesa das mulheres paraibanas. A secretária de Estado da Mulher, Lídia Moura, destacou a parceria de Camila com as ações desenvolvidas pela secretaria em todo o estado, sobretudo na região do Brejo paraibano. Logo após, realizou uma palestra abordando os avanços da política de gênero na Paraíba.

 

A Conferência segue neste sábado (2), quando as delegadas serão distribuídas em grupos de trabalho por eixos temáticos, que abordarão desde os desafios da política estadual até subsídios ao Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Na parte da tarde, a plenária final aprovará as propostas e elegerá a delegação da Paraíba que participará da 5ª Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.

 

Resultado – A etapa estadual é o resultado de um processo democrático e participativo que envolveu 106 conferências municipais, além de 9 conferências regionais, promovidas em diferentes regiões do estado. A escuta ampliada permite que as mulheres paraibanas discutam propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas com base em suas realidades locais.

 

Também estiveram presentes a secretária da Mulher de Guarabira, Euzelma Belarmino; a Defensora Pública-Geral do Estado da Paraíba, Madalena Abrantes; a Diretora-Geral da Acadepol, delegada Maísa Félix Ribeiro de Araújo; a Delegada-Geral da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Maria Duarte Guimarães; entre outras autoridades, gestoras e lideranças. (*) Ascom

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem