Novo pontífice será chamado Leão XIV.
![]() |
Foto: Reprodução/Vatican Media/Youtube. |
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito o novo Papa e líder da Igreja Católica Romana e assumiu o nome de Papa Leão XIV, anunciou um cardeal sênior à multidão na Praça de São Pedro.
Mais cedo, fumaça branca subiu da Capela Sistina e os sinos de São Pedro soaram, sinalizando que os cardeais elegeram um novo Papa para suceder o Papa Francisco.
A eleição ocorreu no primeiro dia completo de votação dos 133 cardeais eleitores, que se isolaram atrás dos muros medievais do Vaticano na tarde de ontem.
Uma multidão alegre na Praça de São Pedro vibrou e aplaudiu quando as primeiras nuvens de fumaça emergiram de uma pequena chaminé no telhado da Capela Sistina, onde os cardeais realizaram sua votação secreta.
O Papa Francisco faleceu em 21 de abril, após governar a Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fiéis, por 12 anos. Durante seu reinado, ele buscou abrir a sóbria instituição ao mundo moderno, implementando uma série de reformas e permitindo o debate sobre questões polêmicas, como a ordenação de mulheres e a inclusão de católicos LGBTQIA+.
Durante o conclave, a única comunicação deles com o mundo exterior era através da fumaça que saía da chaminé: preta para nenhum papa ainda escolhido, branca para um novo pontífice escolhido por uma maioria de pelo menos dois terços.
Os cardeais realizaram uma votação inicial inconclusiva ontem à noite e mais duas ocorreram esta manhã.
Eles retornaram à Capela Sistina às 15h, horário da Irlanda, e por volta das 17h10, horário da Irlanda, a fumaça branca surgiu.
Durante o conclave, os cardeais foram isolados do mundo e juraram segredo, seus telefones e computadores confiscados, enquanto eram transportados entre a Capela Sistina para votar e duas casas de hóspedes do Vaticano para dormir e jantar.
A média de votos necessários para ser eleito nos últimos 10 conclaves foi de 7,2. Francisco foi eleito após cinco em 2013.
(*) Com informações de RTE News
Postar um comentário