![]() |
Serviço móvel de saúde atenderá na cidade, de 23 a 27/10. Foto: Divulgação. |
A carreta ficará estacionada para atendimento em frente à sede da Secretaria de Saúde, localizada à Avenida Sabiniano Maia (Praça Novo Milênio), bairro Novo. No horário das 8h às 16h, até o próximo dia 27/10.
Antes, no dia 23, a equipe de especialistas Roda Hans irá ministrar uma capacitação sobre manejo clinico da hanseníase, direcionada aos profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde. O curso será realizado nos turnos manhã e tarde, no Teatro Municipal Geraldo Alverga Cabral.
A coordenadora da Média e Alta Complexidade da SMS Guarabira, a enfermeira Aniele Bandeira falou da importância da vinda deste serviço móvel de saúde ao município, segundo ela, reforça ainda mais, os cuidados que o município já tem em relação a doença, como conscientização e diagnóstico precoce dos casos. “A vinda do caminhão da hanseníase, nos reforça a conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, principais sinais e sintomas, mecanismo de transmissão, além de ofertar o atendimento ao cidadão, visando garantir o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades. Além de capacitar nossos profissionais de saúde da atenção primária no manejo clinico da doença”, ressaltou.
O projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase, foi desenvolvido desde 2018, para servir de instrumento promotor da saúde pública em diferentes lugares e contextos sociais, culturais e epidemiológicos da doença.
Sintomas de hanseníase – Pequenas manchas com despigmentação, pele insensível que não transpira, formigamento e caroços no corpo são sintomas da doença, que ocorre após a incubação da bactéria mycobacterium leprae (hanseníase). (*) SMS/PMG
Postar um comentário