Zoomies: entenda o que são os ataques de euforia dos pets e saiba como lidar; especialista explica

Foto: Ascom / CRMV-PB / Divulgação. 
Se você é dono de um cachorro, provavelmente já presenciou aquele momento em que o pet sai correndo desenfreadamente pela casa ou parque, pulando e girando no ar. Esse comportamento, conhecido como "zoomie", pode ser caracterizado como um episódio de picos de energia que deixa os animais em um estado de alta atividade.

O zootecnista e doutor em comportamento animal, o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) Tarsys Veríssimo, explica que “zoomie” é um termo técnico, usado por profissionais e que é um comportamento muito comum entre os animais. “O zoomie é muito mal compreendido pelos tutores, que associam esses comportamentos a episódios de loucura ou euforia e não conseguem entender o motivo pelo qual esses comportamentos são apresentados”, declarou.

Tarsys destaca ainda que esse comportamento pode ser considerado normal se não ocorrer com frequência elevada e em ambientes incomuns. Ademais, esse comportamento pode acontecer de diferentes formas em cada animal, visto que cada indivíduo possui características e temperamentos divergentes uns dos outros.

“Existem alguns gatilhos que iniciam os “zoomies”. Geralmente, acontece quando os animais passam muito tempo isolados e, quando o tutor chega em casa, o comportamento é disparado”, destacou o zootecnista.

Cuidado - Embora os zoomies sejam divertidos de assistir, é importante lembrar que o comportamento deve ser supervisionado para evitar que o animal se machuque ou cause danos ao meio ambiente ao redor.  O profissional alerta ainda para que o tutor certifique-se de que o espaço em que o animal está é seguro e livre de objetos que possam ser derrubados ou quebrados.

Além disso, o quadro também pode ser um sinal de que o pet precisa de mais atividades físicas e mentais em sua rotina diária. “Certifique-se de que seu animal está recebendo exercícios adequados e estímulo mental para evitar comportamentos destrutivos e problemas de saúde”, orienta o profissional. (*) Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário