Após encontro do G7, em Hiroshima, no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não ficou decepcionado, mas "chateado" com a ausência do mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, no encontro bilateral marcado entre os dois, nesse domingo (21).Foto: CNN / Reprodução.
"Não fiquei decepcionado, fiquei chateado, porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto [guerra na Ucrânia]. Por isso que eu marquei aqui no hotel, apenas isso. O Zelensky é maior de idade, ele sabe o que faz", afirmou o petista.
"Não tem problema, se não deu certo nesta oportunidade, vai dar certo em outra", acrescentou.
Ontem, Lula disse não ter se encontrado com Zelensky, porque o ucraniano se atrasou para a reunião e não apareceu depois para conversar.
"O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu", disse Lula durante entrevista.
Na ocasião, o presidente brasileiro afirmou que tanto ele quanto Zelensky escutaram um ao outro durante a audiência com vários líderes mundiais que participaram da cúpula do G7. Ele também continuou dizendo ser a favor da paz e que tem interesse total em visitar a Rússia e a Ucrânia para encontrar uma solução e dar fim ao conflito, que já passa de um ano de duração. (*) IG/Último Segundo
0 comments:
Postar um comentário