Gripe em crianças: se não tratada, doença pode causar insuficiência respiratória, alerta especilaista

Foto: Ascom/Hapvida / Divulgação. 
Doença comum no Brasil, a influenza, que também é conhecida como gripe, infecciona o sistema respiratório e pode causar sintomas típicos como febre, tosse, dor de garganta e no corpo, além de diarreia, vômito e até desidratação. As manifestações da doença, porém, podem ser mais sérias, causando crises de otite, sinusite e até insuficiência respiratória.

A insuficiência respiratória é causada por problemas nas vias aéreas, nos pulmões ou no sistema nervoso que controla a respiração, levando a sintomas como falta de ar e fadiga. É uma condição considerada grave, que precisa de avaliação médica imediata.

O pediatra do Hapvida Notre Dame Intermédica, Maiton Fredson, ressalta que o cuidado para evitar a influenza deve começar na prevenção. Ele alerta para que os pais vacinem os filhos contra a doença, cujo imunizante é ofertado, inclusive, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se imunizar contra o vírus garante que os sintomas sejam mais brandos.

“Todos os anos o SUS oferece a vacina atualizada da gripe. É importante manter a vacinação das crianças, e até dos adultos, em dia. Assim, é possível evitar que a doença tenha um desfecho de maior gravidade”, aponta.

Caso a criança contraia a gripe, o tratamento consiste em amenizar os sinais manifestados no corpo, por isso, deve ser feito conforme o quadro apresentado. O especialista ainda reforça a importância das medidas preventivas, como uso de máscara em locais fechados, lavar as mãos com frequência e evitar ambientes com aglomeração.

Gripe - Existem vários tipos de vírus influenza, incluindo A, B e C, e muitas cepas diferentes de cada tipo, mas conforme o médico, o tipo A é o maior causador de endemias.

A doença pode variar de leve a grave e, em alguns casos, pode levar a complicações mais sérias, especialmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou outras condições de saúde. (*) Ascom/Hapvida

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário