Nem sete, nem nove: gatos têm apenas uma vida e precisam de cuidados especiais, destaca CRMV-PB

Foto: Ascom / CRMV-PB / Divulgação. 
Certamente você já deve ter ouvido falar que os gatos têm múltiplas vidas. Não se sabe precisar a origem exata da lenda, mas acredita-se que tenha vindo da Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam a esses felinos. Em 1584, no livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), o escritor inglês William Baldwin dizia que “é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes”. Já os árabes e turcos falavam em seus provérbios em sete vidas desses animais. 

Mas as múltiplas vidas dos bichanos, sejam elas sete ou nove, não passam de lenda. Esses animais possuem uma única vida e precisam de cuidados, conforme destacou o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), nesta sexta-feira (17), Dia Mundial do Gato. 

A médica-veterinária Fabiana Morais, destacou que esses animais vêm ocupando cada vez mais espaço dentro dos lares.  De acordo com o Censo Pet IPB (2022), a população de gatos em domicílios no Brasil subiu de 25,6 milhões (2020) para 27,1 milhões de indivíduos em 2021. Ela explicou também que existem cinco pilares para assegurar o bem-estar e a felicidade dos bichanos, que são ambiente agradável, disponibilizar recursos, estimular caça, promover interação e cuidar do olfato. 

Além desses métodos, a veterinária ressalta que a visita periódica do animal à clinica veterinária é indispensável, bem como manter as vacinas e vermifugação em dia, realizar os exames de rotina desde jovem até a idade mais avançada e também regular o acesso do gato à rua para que ele não sofra acidentes. 

Cinco pilares para assegurar a qualidade de vida dos gatos: 

1-        Ambiente agradável: é importante que o ambiente em que o gato habita esteja limpo e que tenham locais em ele possa brincar, se esconder e ficar mais a vontade. 

 

2-        Disponibilizar recursos: caixas de areia, comida, água fresca e arranhadores são fatores essenciais para o bem-estar do animal. 

3-        Estímulo à caça: a caça faz parte do instinto felino e de grande importância que existe o incentivo dessas ações para mantê-lo saudável e alegre. 

4-        Interação: o tutor deve estar atento aos momentos de interação com o felino, afinal não é sempre que o gato está com disposição para brincar e forçar isso pode acabar o estressando. 

5-        Olfato: evitar o comportamento de deixar perfumes e produtos de limpeza espalhados pela casa, pois os gatos não gostam desses aromas e isso pode prejudicar seu olfato. (*) Ascom/CRMV-PB

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário