Urna com restos mortais de Dom Marcelo chega a Guarabira para sepultamento em definitivo

O enterro na Catedral da Luz acontece nesta terça, após celebração de missa em sufrágio do primeiro bispo da diocese guarabirense. 

Fotos: Pascom / Diocese de Guarabira / Catedral da Luz / Facebook. 
A urna fúnebre com os restos mortais de Dom Marcelo Carvalheira chegou em Guarabira, no Brejo, nesta segunda-feira, 26/12. Antes do translado, às 11h, aconteceu uma missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

Dom Marcelo foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira e o quinto Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

A missa com o rito de transladação foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, e concelebrada por Dom Aldemiro Sena dos Santos, Bispo da Diocese de Guarabira.

Os restos mortais chegou em solo guarabirense depois das 14h, quando houve um festejo pelas principais ruas da cidade. Nesta terça-feira (27), a partir das 8h20, acontecerá uma missa em sufrágio da alma de Dom Marcelo e, após a celebração, o sepultamento na Catedral da Luz.

Dom Marcelo foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira e o quinto arcebispo da Arquidiocese da Paraíba. Ele foi atuar na região no ano de 1975, como bispo-auxiliar de Dom José Maria Pires. Em 1980, a área foi transformada em diocese.

Segundo a Arquidiocese da Paraíba, além da liderança religiosa, Dom Marcelo teve um papel político e social na região. Seguidor de Dom Helder Câmara, o bispo apoiou grupos de trabalho como Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre outros que buscavam a conscientização da população sobre luta por direitos.

Antes de chegar ao estado da Paraíba, foi preso pela ditadura militar por trabalhar com Dom Helder Câmara. Ele passou 51 dias preso em Recife.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário