Paraíba tem 80,5 mil cachorros e gatos em situação de rua e deputado quer instituição do Dia da Adoção Animal

O projeto de lei é do deputado Tovar (PSDB). Foto: Ascom / Divulgação. 
Estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a Paraíba tem 80,5 mil cachorros e gatos em situação de rua tomando por base que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. No Brasil são 30 milhões de animais abandonados. Para ajudar a solucionar este problema, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa (ALPB) o projeto de Lei 3.575/22 que institui o Dia da Adoção Animal. 

Com isso, fica instituído na Paraíba o Dia da Adoção Animal a ser comemorado no dia 4 de outubro de cada ano, ocasião em que se celebra também o dia de São Francisco de Assis, patrono dos animais, visando aumentar o número de adoções e combater o abandono de animais. A data também será incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado, cabendo aos órgãos competentes definir a programação das comemorações. O Poder Público poderá celebrar parcerias com entidades ligadas à causa animal. 

“Doenças, fome e a falta de assistência veterinária, faz com que eles adoeçam rapidamente e seja impossível salvá-los. Por mais que existam esforços, as ONGs não conseguem suprir toda a demanda de animais e, com isso, muitos bichinhos carecem com a falta de cuidados com relação à higiene e à saúde de forma geral. Por isso, apresentamos esse projeto para incentivar o aumento no número de adoções”, disse Tovar. 

Dados - A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil entre os animais abandonados estejam 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário