Agosto Lilás em Guarabira: peça teatral para alunos da rede municipal e do CRAS leva conscientização sobre campanha

Foto: Codecom / Divulgação. 
Os estudantes das escolas Osmar de Aquino, Raul de Freitas Mousinho e Dom Helder Câmara participaram de uma atividade extra classe, na terça-feira (16.08), no Teatro Geraldo Alverga. Já na quarta-feira (17) foi a vez dos alunos das unidades do CRAS assistirem a mesma atração.

O espetáculo teatral “Francisco Me Ama”, da atriz maria Betânia, foi apresentado a estes jovens como parte da Campanha “Agosto Lilás” pelo combate à violência contra a mulher. As secretárias Léa Toscano (Mulher) e Andréa Cavalcante (Educação) acompanharam esta ação e falaram ao público da importância em discutir este tema, na conscientização de que todo ato de violência contra a mulher deve ser denunciado através das ligações para os números 180 ou 190. As pastas acima citadas são idealizadoras desta iniciativa, juntamente com as secretarias de Ação Social, Cultura e Turismo em parceria.

O espetáculo traz as narrativas da personagem Margarida, que vive todo o processo da evolução da Lei Maria da Penha, na medida em que vai sendo ajustada para levar mais segurança nas falas da personagem, todas baseadas nas novas narrativas. “Quando eu estava trabalhando no Centro de Referência da Mulher, muitas mulheres ligavam para o local querendo falar com MARGARIDA, a personagem”, diz Betânea. “Isso também chamou muita atenção, pois para aquelas mulheres, Margarida era igual a elas, e se sentiam confortáveis em dividir sua realidade”.

A atriz diz que “tudo na violência é chocante, não há beleza.” O espetáculo nas comunidades, bem como nas escolas, tinha sempre uma duração menor, para não cansar o público ainda distante do mundo lúdico. “Muitos acreditavam que não era um teatro e sim real, e que Margarida tinha vindo avisar do ocorrido com ela.” (*) Codecom


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário