Projeto de Camila: Assembleia aprova criação da Política Estadual de Prevenção ao Alcoolismo na PB

Foto: Assessoria / Divulgação. 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostra que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19, associado a quadros de ansiedade graves por conta do isolamento social. Para evitar agravamento do problema, os deputados estaduais aprovaram o projeto de Lei 3.821/22, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui na Paraíba a institui a Política Estadual de Prevenção ao Alcoolismo. 

A propositura tem o objetivo de promover a implantação de diagnóstico da prevalência dos Transtornos por Uso de Álcool, ações preventivas e serviços de acolhimento e tratamento que contribuam de modo eficaz para redução do consumo de bebida alcoólica, buscando inibir a ingestão excessiva. 

“O projeto é amplo no sentido da prevenção, porém almeja conscientizar de modo especial os jovens paraibanos dos perigos da bebida alcoólica. Essa nossa propositura pretende ainda incentivar à discussão em toda a sociedade e, inclusive, no seio familiar”, destacou Camila. 

De acordo com a deputada, todas as atividades referentes à Política Estadual visam a redução dos danos sociais, à saúde e à vida, causados pelo consumo de álcool. A ideia é difundir que a bebida alcoólica é a droga mais consumida no país; recomendar a não ingestão pelas gestantes; orientar que as crianças e adolescentes não podem e não devem beber; além de alertar que o consumo impacta na família, pois gera violência sexual, violência doméstica e divórcios. 

O projeto diz ainda que o Poder Executivo poderá estabelecer um planejamento de ações que incluirá palestras e seminários sobre o alcoolismo, dirigidos ao público, além da distribuição de informativos para panfletagem e orientação em locais próximos a bares, restaurantes, danceterias, clubes e congêneres, além de locais e dias de eventos musicais e esportivos. 

Dados – De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro do Fígado, uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana. O consumo abusivo de bebidas alcóolicas foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário