Cinzas do corpo de Zenóbio Toscano chegam a Guarabira e urna é guardada no Santuário Frei Damião

Foto: Assessoria / Divulgação. 
A urna com as cinzas do corpo do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, foram guardada,  nesta terça-feira (14), no Santuário do Memorial Frei Damião durante homenagem póstuma. Antes as cinzas percorreram, durante cortejo, em um carro do Corpo de Bombeiros, as principais ruas do centro, passando em frente a Prefeitura, pela casa que morava e em seguida levadas para o Memorial, onde foi realizada a celebração de uma missa presidida pelo Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena. 

A solenidade de despedida foi acompanhada por familiares, como a deputada Camila Toscano e a ex-deputada Léa Toscano, filhos, netos e também por amigos do político. “Foi muito emocionante. A saudade é grande desse homem que foi exemplo e que ajudou muita gente nessa Paraíba. O resultado de toda essa sua atuação, podemos ver nas falas das pessoas, nas histórias contadas por cada guarabirense sobre ele, sobre sua gestão, sobre seu cuidado com as pessoas. É e continuará sendo minha inspiração”, disse Camila. 

Zenóbio morreu em 2020 após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, agravado pela covid-19. Em decorrência da pandemia, não houve um ato de despedida, o corpo foi cremado e as cinzas guardadas para que futuramente houvesse um momento de homenagem à Zenóbio em Guarabira. Em comum acordo com a Igreja Católica ficou decidido que as cinzas ficassem no Museu do Santuário Memorial de Frei Damião. 

O monumento dedicado a Frei Damião foi construído durante o mandato da então prefeita Léa Toscano, enquanto Zenóbio estava como deputado estadual. Ele participou ativamente para viabilizar a construção dessa obra que é o principal ponto turístico do Brejo paraibano.

Perfil – Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro de 1945, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano, com quem teve quatro filhos. 

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 3 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado. 

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para o quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do estado, para deputado, com 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual. 

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016, eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário