Volta às aulas: reforço nas medidas de segurança na pandemia são essenciais, orienta pediatra

Constantino Cartaxo destaca o papel da vacinação, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos na proteção dos pequenos. 

Foto: Divulgação / Vivas Assessoria. 
O retorno presencial das crianças às escolas já começou, e os pais e responsáveis precisam ter um cuidado especial com os pequenos para evitar contaminação por vírus respiratórios, principalmente covid-19 e gripe. Apesar de a vacinação também já ter iniciado, as medidas de segurança seguem indispensáveis. 

Segundo o médico pediatra cooperado do plano de saúde Unimed João Pessoa, Constantino Cartaxo, é necessário seguir as orientações de saúde com as crianças da mesma forma que os adultos. “Manter o distanciamento e o uso de máscara, trocar esse item na escola e, ao chegar em casa, higienizar as mãos.”, detalha. 

Os sintomas da covid-19, segundo o pediatra, são semelhantes aos do adulto, como dor no corpo e pernas, sinais de gripe, diarreia e vômitos, além de manchas no corpo. "Em caso de algum desses sintomas leves, o atendimento deve ser realizado através de teleconsulta. Já quando houver desidratação ou sinais de cansaço e falta de ar, procurar o pediatra ou pronto atendimento”, orienta. 

Quanto às crianças de até 4 anos, o médico explica que, com a cobertura vacinal nas demais idades, esse será o grupo mais suscetível ao contágio. “Isso se dá principalmente quanto a contaminação de adultos ou irmãos em escola ou berçário. Os sintomas são semelhantes e os cuidados, os mesmos”, assegura. 

Vacinação - O médico reforça a importância da vacinação e orienta os pais a imunizarem seus filhos. “Importante também vacinar as crianças. Vamos reduzir o tempo de circulação dos vírus na sociedade e evitar as formas graves da doença”, afirma. (*) Vivas Ascom


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário