Volta às aulas presenciais na pandemia: especialista destaca os cuidados para evitar contaminação pela covid-19

Foto: Euzivaldo Queiroz / A Crítica. 
Saber que as aulas presenciais estão liberadas é uma das melhores notícias que pais, mães, escolas e as crianças puderam ouvir após um ano tão atípico. Na Paraíba, o retorno está acontecendo de modo gradativo, funcionando de forma híbrida, com rodízio de alunos por dias da semana ou totalmente presencial em algumas escolas. Essa volta as atividades em meio a uma pandemia requer cuidados especiais e atenção redobrada de pais, educadoras e crianças. 

A pediatra do Hapvida em João Pessoa, Sheilla Peixoto, orienta que crianças a partir de um ano já podem frequentar o ambiente escolar, isso porque nessa faixa etária as chances de desenvolver quadros graves da doença são menores. Ela orienta que os ambientes devem ser limpos constantemente e é preciso atenção especial com a limpeza das mãos e utensílios. Ao chegar em casa retirar roupas e calçados e deixar em local isolado, higienizar o material escolar e tomar banho completo de forma imediata. 

“Apenas 7% da população com diagnóstico de covid-19 está na faixa etária pediátrica. Desse total, 3% evolui para internamento e menos de 1% evoluem para casos de mortalidade”, explica a especialista.

Entre os cuidados necessários para este retorno está o sistema escalonado de professores e alunos às atividades, separando as salas por pequenos grupos. “Pelo menos oito pessoas sendo um professor e respeitando o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro”, sugere a pediatra.

A higienização do ambiente deve ocorrer de forma constante, com uso de desinfetante e álcool a cada turno finalizado e a cada final de atividade. Sheilla orienta ainda, que todo espaço deve ser de fácil acesso à pia ou lavatório com água, sabonete líquido e papel toalha disponível para higienização das mãos, sendo estas realizadas de modo corriqueiro.  “A lavagem ou higienização com álcool em gel é fundamental para mitigar a transmissão do vírus”, pondera.

Entre os cuidados para evitar a contaminação com a covid-19 está ainda evitar o compartilhamento de material entre os alunos e não levar as mãos ao rosto. “É importante ainda que as atividades recreativas ocorram com crianças do mesmo grupo”, orienta.

Em casa – Os cuidados não devem se limitar apenas às dependências da escola, mas ao chegar em casa as crianças devem ser orientadas a seguir alguns protocolos que já eram tomados anteriormente como retirar roupas e calçados e deixar em local isolado, higienizar a roupa escolar com lavagem em separado e banho completo de forma imediata. Nesse caso do banho, no que diz respeito à lavagem dos cabelos, a pediatra afirma que não existe recomendação precisa. “O mais prudente é que façamos a higienização de todas as superfícies que venham do ambiente externo”, opina. 

Já em relação ao material escolar é importante obter itens que ao chegar da escola possam ser higienizados com álcool em gel a 70% ou líquido.

Outras recomendações – A pediatra do Sistema Hapvida, Sheilla Peixoto, reforça que não existe um tratamento precoce contra a covid-19, mas lembra que existem formas de evitar outras doenças comuns durante a vida escolar de uma criança. “Alimentação saudável, hidratação, sono adequado são a melhor forma de se manter uma boa imunidade”, sentencia. 

Com relação ao uso de vitamina C, a especialista explica que ela é importante para manter as atividades saudáveis das células e que é encontrada amplamente dentro da pirâmide alimentar, principalmente nas frutas e verduras. Já os polivitamínicos a pediatra alerta que se usados em quantidades desproporcionais podem causar problemas a longo prazo, como hipervitaminose, problemas renais e distúrbios metabólicos. (*) Com Ascom HapvidaJP

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário