Tecnologia aumenta produtividade no setor financeiro das empresas; especialista dá dicas de agilidade e eficiência

Foto: Divulgação / Unsplash. 

Aumentar a produtividade do negócio ganhando tempo e eficiência é uma das buscas de todos os empresários. Mas, um dos principais setores da empresa, o financeiro, costuma ser esquecido quando o assunto é agilidade e produtividade. Muitos ainda trabalham de forma manual, com planilhas, recibos em papel e processos ultrapassados, que geram erros e retrabalhos e consomem grande parte do tempo dos funcionários em tarefas de conferência e conciliação.

Além disso, em micro e pequenas empresas, muitas vezes, o proprietário é também o responsável pela área financeira do negócio, perdendo um precioso tempo que poderia ser utilizado no planejamento e conquista de novos clientes, caso os processos fossem automatizados.

E mais, uma gestão financeira eficiente não é apenas fazer lançamentos das contas a pagar e a receber, mas sim em analisar cada um deles. “Para aumentar as chances de sucesso das empresas é fundamental que os empresários tenham um bom controle financeiro, conheçam o faturamento, o lucro, o fluxo de caixa, a estrutura de custos fixos e custos variáveis do negócio, assim como eventuais investimentos ou endividamentos existentes”, afirma o consultor financeiro Laet Victor.

A tecnologia pode ajudar os pequenos empresários a tornarem seus setores financeiros mais produtivos. Para Cláudio Piomonte, diretor do sistema de controle financeiro YpControl, a automação do setor agiliza o trabalho, melhorando a eficiência financeira e aumentando a produtividade do financeiro da empresa. Por meio da tecnologia, é possível visualizar informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, fazer conciliação com cartão, emitir boletos e notas fiscais e gerenciar os contratos. Basta alimentar o sistema com as informações.

“Geralmente pequenas empresas usam caderninhos ou planilhas para isso, mas, além de tomar muito tempo, a organização não é tão boa. A planilha não permite anexar um documento, como uma nota fiscal, por exemplo. Com a plataforma, tudo fica mais profissional e organizado. É muito prático e fácil de usar, auxiliando a vida do empresário, dos funcionários que ganham mais tempo para atividades mais efetivas e do contador. O sistema elimina a necessidade de ficar enviando malotes para o contador, tanto impressos em papel, quanto por e-mail”, afirmou Cláudio, acrescentando que outro ponto positivo é ter a sua disposição, em qualquer momento, os relatórios financeiros, para tomadas de decisões, melhorando a saúde financeira e os resultados da empresa. As informações podem ser acessadas com poucos cliques, de qualquer lugar, já que os dados estão armazenados em Nuvem. (*) Pauta Comunicação / Iara Ieno

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário